19 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Volkswagen chega aos 20 anos no Paraná com novo carro em linha

Unidade recebeu R$ 2 bi, 239 robôs e ampliação em 5,5 mil m² para fazer o T-Cross

MÁRIO CURCIO, AB | De São José dos Pinhais (PR)

A Volkswagen mostrou em detalhes o novo utilitário esportivo T-Cross no momento em que sua fábrica paranaense de São José dos Pinhais completa 20 anos. A planta recebeu R$ 2 bilhões para a fabricação do modelo e foi ampliada em 5,5 mil metros quadrados.

Um novo setor de armação de carroceria foi implantado com 239 robôs, alguns deles colaborativos, que atuam em conjunto com operários. O T-Cross entrou em produção em janeiro. Em abril trará de volta o segundo turno de trabalho e 500 operários.

Estes vinham cumprindo layoff (afastamento temporário remunerado) havia cerca de dois anos e já estão passando por treinamento. Com eles a unidade paranaense emprega 2.650 funcionários. Além do T-Cross a unidade produz os Volkswagen Fox e Golf e os modelos Audi A3 sedã e Q3.

“Com o segundo turno passaremos a produzir entre 630 e 650 carros por dia. Desse total, 400 serão do T-Cross”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si.

Ele recorda que no ano passado a fábrica de São José dos Pinhais teve apenas 147 dias trabalhados e para este ano estão programados 252 dias.

EXPORTAÇÕES PARA FORA DO CONTINENTE

As exportações do T-Cross para a América Latina terão início ainda este ano e o carro nacional não ficará restrito ao continente americano. A partir de 2020 também será vendido em países da África, Ásia e Europa. Egito, Argélia e Turquia já são destinos confirmados.

“As equipes brasileiras estão desenvolvendo o carro para diferentes mercados”, garante Di Si. Segundo o executivo, o T-Cross tem 70% de conteúdo nacional e a intenção é elevar para 80% ou 90% em dois ou três anos. O desejo é que a maior parte desses novos itens seja feita no Paraná.

19 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Renault-Nissan-Mitsubishi compram participação na PowerShare

Investimento vem da Alliance Ventures, fundo de capital de risco destinado a startups

REDAÇÃO AB

A Aliança Renault-Nissan-Mitisubishi investiu na compra de participação da PowrShare, startup baseada na China que oferece sistema de recarga para carros elétricos. A empresa trabalha com uma plataforma na nuvem que conecta os motoristas destes automóveis com operadores de eletropostos e distribuidores de energia. O objetivo é tornar a experiência de reabastecimento melhor e mais eficiente, permitindo um monitoramento claro da demanda dos consumidores e da oferta disponível.

A parceria é mais um resultado do trabalho da Alliance Ventures, fundo de capital de risco criado pela Renault-Nissan-Mitsubishi no começo de 2018 com o objetivo de aproximar a companhia do ecossistema de inovação aberta e investir em negócios estratégicos para o futuro da mobilidade.

Em comunicado, o vice-presidente da Alliance Ventures, François Dossa, destacou que o plano das fabricantes de veículos é criar uma sólida rede de recarga para estimular o uso de carros elétricos e a oferta de novos serviços de mobilidade no futuro. “Esperamos que a tecnologia da PowerShare nos ajude nesse sentido.”

Em janeiro deste ano o fundo de capital de risco da companhia anunciou investimento na Tekion, startup que oferece um sistema de inteligência artificial e de armazenamento de dados na nuvem com foco no varejo automotivo. Desde a sua criação a Alliance Ventures já realizou 11 aportes, incluindo o realizado na PowerShare.

19 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Triumph projeta crescimento de 10% e recorde no Brasil em 2019

Vendas estimadas em 4,8 mil incluem cinco lançamentos para o ano

REDAÇÃO AB

A fabricante de motocicletas Triumph projeta um crescimento de 10% de suas vendas no Brasil em 2019, para volume estimado em 4,8 mil unidades, o que representará um recorde desde que chegou por aqui, em 2012. Com isso, sua participação de mercado em que atua, de motos acima de 500 cc, deverá atingir 14%, um dos melhores para a marca no mundo.

Para sustentar parte do crescimento, a empresa confirma o lançamento de cinco modelos para 2019: Bobber Black, Nova Street Twin, Nova Scrambler 900, Nova Scrambler 1200 e Speed Twin, que chegam em meados do ano, mas ainda não têm preços definidos. Além dos novos produtos, a fabricante também vai oferecer no Brasil novas tecnologias, como um sistema de conectividade em parceria exclusiva com o Google e que estará disponível para todas as motocicletas equipadas com o painel de instrumentos TFT da marca.

Em 2019, a rede de concessionárias ganhará pelo menos duas novas representantes neste ano, uma delas em Várzea Grande (MT), que começou a operar neste mês, e a outra já definida e ficará baseada em Fortaleza (CE), com inauguração prevista para o primeiro semestre. Com isso, a Triumph passará a contar com 17 concessionárias em todo o País.

“A Triumph vai continuar a ser referência no Brasil e no mundo no segmento de clássicas. Somos a montadora que mais lançou motos com este perfil nos últimos anos”, afirma o diretor geral da Triumph no Brasil, Waldyr Ferreira.

A fabricante acaba de completar 25 mil motos produzidas em sua unidade de Manaus (AM), onde investiu R$ 19 milhões.

19 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Venda on-line de usados gerou lucro de R$ 245 milhões às concessionárias

Resultado de 2018 foi apurado na base de dados da AutoAvaliar

REDAÇÃO AB

As concessionárias de veículos registraram lucro de R$ 245 milhões com a venda on-line de veículos seminovos em 2018, com melhoria de 42% no resultado na comparação com o ano anterior. A informação é da AutoAvaliar, plataforma de negociação de carros usados que conecta a rede de distribuição com lojistas independentes em todo o Brasil. Segundo a empresa, o sistema reúne 2,5 mil concessionárias e 30 mil revendas multimarcas.

O bom resultado foi garantido tanto com o repasse de veículos, quanto com o uso da plataforma para fazer a gestão das vendas, do estoque e avaliar usados. A AutoAvaliar estima que as vendas on-line de veículos seminovos tenham movimentado R$ 30 bilhões no ano passado, com expansão de 66% e a venda de 786 mil carros.

O valor médio de cada veículo negociado pelo sistema foi de R$ 29 mil. O Renault Clio, o Ford Focus e o Chevrolet Onix são os modelos com melhor giro na plataforma, com apenas 5, 6 e 8 dias de estoque, respectivamente.

19 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Ford decide fechar a fábrica de São Bernardo do Campo

Empresa confirma que deixará de produzir caminhões na América do Sul; operação será encerrada ao longo de 2019

REDAÇÃO AB

A Ford surpreendeu o mercado na terça-feira, 19, ao comunicar que fechará as portas de sua fábrica de São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. Em nota enviada à imprensa, a companhia confirma que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul como parte de sua reestruturação global “para o retorno à lucratividade sustentável das operações na região”. Com isso, a empresa encerrará as atividades da unidade ao longo de 2019. A planta, que atualmente emprega 2,8 mil pessoas, era a responsável pela produção de caminhões da linha Cargo, F-4000 e F-350, além do modelo Fiesta, que está no fim da vida e que também terá a produção encerrada. A Ford deixará de vender esses modelos quando terminarem seus estoques.

Em nota, a empresa afirma que a decisão foi tomada após meses pela busca de alternativas, o que segundo a Ford incluía a possibilidade de parcerias e até venda da operação. Bastidores da indústria chegaram a apontar o interesse da DAF nos caminhões Ford, mas o assunto nunca foi adiante, pelo menos não oficialmente.

Ainda de acordo com a fabricante, manter o negócio de caminhões teria exigido um alto volume de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios, como novas exigências do Proconve P8 ou Euro 6 que já está previsto para o Brasil a partir de 2023. Mesmo assim, a empresa argumenta que isso não garantiria um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.

US$ 460 MILHÕES EM CUSTOS

A Ford estima que essa decisão custará algo em torno de US$ 460 milhões a serem registrados como despesas não recorrentes no balanço da companhia em 2019. Este valor é parte dos US$ 11 bilhões em despesas, com efeito no caixa de US$ 7 bilhões, que a companhia prevê utilizar em todo o seu processo de reestruturação global.

Do total a ser gasto no Brasil com o fechamento da fábrica de São Bernardo, cerca de US$ 360 milhões estão relacionados a compensações de funcionários, concessionários e fornecedores. Os demais US$ 100 milhões se referem à depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Em comunicado, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, amenizou a má notícia ao reforçar o interesse da companhia na região:

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”,

O executivo garantiu ainda que a Ford dará todo o suporte aos colaboradores e parceiros nesta etapa de desativação das atividades no ABC. “Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos, atuando em conjunto com concessionários e fornecedores. A Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica.”

No seu processo de reestruturação, a companhia determinou a redução em mais de 20% dos custos com funcionários e com a estrutura administrativa em toda a região. Além disso, o plano foca no fortalecimento das linhas de veículos, com ênfase em SUVs e picapes. Para isso, prevê a expansão das parcerias globais, como a recente aliança que firmou com a Volkswagen para desenvolver picapes de médio porte.

Por fim, a Ford também decidiu encerrar a produção do Focus na Argentina.

19 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Grupo BMW planeja mais de 20 lançamentos no Brasil em 2019

Todas as marcas, BMW, Mini e BMW Motorrad terão novidades, inclusive com produção nacional

REDAÇÃO AB

O Grupo BMW prepara uma ofensiva de lançamentos no Brasil para a qual planeja mais de 20 lançamentos apenas neste ano, entre modelos de todas as marcas: BMW, Mini e BMW Motorrad. Parte das novidades será feita aqui, nas fábricas que o grupo mantém em Araquari (SC) e em Manaus (AM).

Entre o que vem por aí, está o novo BMW Série 3 previsto para chegar ainda neste primeiro semestre e que já está em fase de pré-venda. O modelo, que será fabricado na unidade de Araquari, vem com tecnologias inéditas, como o assistente pessoal inteligente, desenvolvido pela engenharia nacional da empresa em conjunto com o time global, sediado em Munique, na Alemanha. Além dele, o BMW Z4 também está confirmado para o primeiro semestre, bem como o SAV BMW X5, com início das vendas ainda no primeiro trimestre.

“Iniciamos a produção do novo BMW X4 com sucesso em Araquari e estamos preparando nossa unidade para receber o novo BMW Série 3 e suas tecnologias”, afirma o diretor geral da fábrica do Grupo BMW, Mathias Hofmann.

A fim de ampliar as ofertas de veículos eletrificados no País, o grupo confirma a chegada dos novos BMW i3 120 Ah, nas versões elétrico e com o extensor de autonomia, além do i8 Roadster este ano. Por aqui, a companhia já oferece os modelos plug-in híbridos Mini Cooper S E Countryman ALL4 PHEV e o BMW 530e.

Já em Manaus, também estão previstos novos modelos de motocicletas: “Serão introduzidas a F 850 GS Adventure e, no último trimestre, começam a ser vendidas a R 1250 GS e a R 1250 GS Adventure, além da nova S 1000 RR. Será um ano de manete puxado e de alto giro”, afirma o presidente da fábrica do grupo em Manaus, Alejandro Echeagaray. “A estratégia de ter a única fábrica exclusiva para produção de motocicletas do Grupo BMW fora da Alemanha será vital para nossos negócios no país nos próximos anos”, reforça o executivo.

A BMW Motorrad terá seus lançamentos concentrados no fim do ano. Entre eles, as novas BMW R 1250 GS, R 1250 GS Adventure e S 1000 RR.

18 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Há 100 anos, Goodyear iniciava atividades no Brasil

Empresa comemora trajetória e tecnologias inseridas no mercado ao longo do século

REDAÇÃO AB

A Goodyear está comemorando 100 anos de presença no Brasil: em 1919, a empresa montava seu primeiro escritório de vendas no País, localizado no Rio de Janeiro, com um armazém para os pneus importados. De lá para cá, a empresa, que possui 110 anos de fundação, avançou em portfólio e porte da operação local, com a inauguração de sua primeira fábrica, em 1939, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. Já em 1943, iniciou a produção de pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.

Com o conceito “Movidos pelo Futuro, Guiados pela Tradição”, as comemorações iniciaram ainda em 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, onde Goodyear participou como o pneu oficial do evento, lançando o logotipo comemorativo do centenário e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.

Entre os principais fatos da história da empresa no Brasil, estão a adoção do raiom no lugar do algodão nas lonas dos pneus (1938), primeiro milhão de pneus fabricado no Brasil (1946), lançamento do famoso pneu Papaléguas (1954), que por mais de cinco décadas fez parte de várias gerações de profissionais do transporte, criação do departamento para atender as fabricantes de veículos (1957), início do fornecimento oficial de pneus para Fórmula 1 (1968), inauguração da fábrica de Americana, em São Paulo, a maior da empresa na América Latina (1973), primeiros pneus radiais para automóveis (1977) e radiais de aço para caminhões e ônibus (1978), implantação dos auto centros Goodyear (1987), início dos voos do dirigível Spirit of the Americas no Brasil (1998).

Em 2000, a empresa inaugurou uma fábrica de materiais para recauchutagem em Santa Bárbara (SP), além de reiniciar a produção de pneus de avião flight leader.

No ano seguinte, fábrica de Americana ganhou um campo de provas e em 2012, a unidade recebeu investimento de US$ 240 milhões para modernização e ampliação.

Mais recentemente, em 2016, a companhia apresentou o pneu Eagle 360 no Brasil, primeiro país a receber o protótipo após o seu lançamento no Salão de Genebra, naquele mesmo ano.

18 de fevereiro de 2019

Publicação: Automivebusiness

Iveco confirma plano de expansão da rede de concessionárias em 2019

Com mercado de caminhões aquecido, empresa prevê inauguração de 16 unidades no Brasil

REDAÇÃO AB

Com o aquecimento do mercado de caminhões e ônibus, cujas vendas devem crescer novamente em 2019, a Iveco confirma sua previsão de aumentar a rede de concessionárias e expandir a atuação no território brasileiro na ordem de 20%, além de também elevar sua presença territorial na América Latina. Para este ano, a fabricante planeja a inauguração de 16 unidades, além de outras quatro em países vizinhos, previsão que já era comentada ainda em dezembro pelo presidente da empresa na América Latina, Marco Borba, quando falou da importância do alcance da marca nas principais praças do mercado brasileiro.

O plano é chegar a 89 unidades no total, considerando as 57 concessionárias operantes atualmente mais os 16 pontos assistenciais. Atualmente, são 16 pontos assistenciais e 57 concessionárias no Brasil e nos outros países da América do Sul, a marca possui 111 unidades de atendimento, entre concessionárias e pontos assistenciais.

No ano passado, abriu quatro revendas no Brasil: Turim, em Maringá (PR), Transfuturo, em Nova Iguaçu (RJ), Gallotti, em Salvador e em Feira de Santana (BA). Também foram cinco pontos assistenciais abertos em 2018: Turbokit, em Governador Valadares (MG), Auto Center Paraense, em Macapá (AP), Mercediesel, em Vilhena (RO), Rodomimo, em Luis Eduardo Magalhães (BA) e JBR, em Maceió (AL).

Fora do Brasil, a Iveco abriu três unidades na Argentina, duas no Equador e uma no Paraguai. “Estamos muito mais fortes agora do que no início da crise, o que prova que o trabalho do time da Iveco deu resultado”, disse o responsável pela rede Iveco na América do Sul, Marcelo Assis.

18 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Audi e Airbus se unem para oferecer serviço de mobilidade em São Paulo

Carros da marca alemã serão usados para completar transporte dos clientes que usam o serviço de helicóptero Voom

REDAÇÃO AB

A parceria entre a Audi e a Airbus começa a dar frutos localmente. As empresas, que já trabalham juntas no desenvolvimento de um drone autônomo de passageiro, começam a rodar em São Paulo (SP) um serviço de mobilidade premium. A novidade funciona por meio da Voom, startup da Airbus especializada na oferta de viagens de helicóptero sob demanda – uma espécie de Uber do deslocamento aéreo. Agora os clientes da empresa contarão com um Audi Q7 para complementar a jornada nas viagens que têm como origem ou destino o aeroporto de Guarulhos.

O SUV será oferecido para que o consumidor vá do heliponto até os terminais de embarque ou o contrário. “Nossa parceria com a Voom faz parte do plano de oferecer serviços modernos de mobilidade urbana”, destacou Johannes Roscheck, presidente da Audi no Brasil, em comunicado distribuído pela marca. Segundo a empresa, a iniciativa pretende reforçar a disposição em oferecer soluções multimodais premium e eficientes para os deslocamentos em grandes cidades.

O Q7 é o SUV mais luxuoso da montadora, equipado com motor V6 de 333 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral. Além disso, o veículo tem espaço generoso para quem tem bagagem para transportar, com 890 litros de capacidade no porta-malas.

18 de fevereiro de 2019

Publicação: Automotivebusiness

Daimler Trucks apura recorde de vendas, receita e lucro em 2018

Brasil, América do Norte e Índia foram os principais mercados

REDAÇÃO AB

A Daimler Trucks registrou recorde triplo em 2018 ao apurar bons resultados de vendas globais, receita e lucro. A divisão de veículos comerciais do Grupo Daimler encerrou o período com a entrega de mais de 517 mil caminhões em todo o mundo, um crescimento de 10% sobre o ano anterior, quando havia vendido 470,7 mil unidades em todo o mundo. Os destaques foram Brasil, América do Norte (Nafta) e Índia, todos com índices de aumento de dois dígitos.

Com isso, a receita da divisão atingiu € 38,3 bilhões, representando aumento de 7% no comparativo anual. Da mesma forma, o Ebit alcançou nível recorde de € 2,75 bilhões, alta de 16% e retorno de 7,2% das vendas contra 6,7% do ano anterior. O lucro chegou a € 1,4 bilhão. Para este ano, o grupo prevê um retorno sobre as vendas de 7% a 9%.

“O ano de 2018 foi o de maior sucesso na história da Daimler Trucks. Aproveitamos os ventos favoráveis dos principais mercados e atingimos novos recordes de vendas, receita e lucro. Nossos resultados do ano passado provam que temos os produtos e serviços certos para os mais diversos mercados e regiões e nossa tarefa compartilhada na Daimler Trucks e na Daimler Buses para 2019 será oferecer a eles o melhor suporte possível", afirma o membro do conselho de administração do Grupo Daimler e responsável pela Daimler Trucks & Daimler Buses, Martin Daum.

Entre as estratégias para crescer este ano, a Daimler Trucks está preparando novidades para seus principais mercados, como na América do Norte, onde lançará em breve o novo Cascadia, da sua marca Freightliner, o primeiro caminhão de condução parcialmente autônoma produzido em série nos Estados Unidos. Na Europa, com a Mercedes-Benz, em junho será a vez do lançamento do New Actros e na Ásia companhia vai inaugurar em março o novo centro de design da Fuso em Tóquio, no Japão.

Assim como as marcas do grupo, Mercedes-Benz e Freightliner, a Fuso também terá sua opção de caminhão parcialmente autônomo nível 2 a partir de novembro.

Por sua vez, a Mercedes-Benz iniciará um teste prático do eActros, versão elétrica do modelo, na estrada B462 na Alemanha, em parceria com a empresa de transporte Logistik Schmitt. Ele rodará diariamente cerca de 168 km em operação de três turnos. Posteriormente, também serão feitos testes do caminhão com semirreboque, mas só em 2020, após a instalação da infraestrutura de recarga por meio de rede aérea.

“Tudo indica que estamos no rumo certo com o conceito do eActros. Estamos muito felizes com o fato de a Logistik Schmitt estar usando o eActros na área de Murgtal e esperamos receber outras notícias interessantes quanto à prática operacional também no que diz respeito a testes comparativos posteriores no projeto da rede aérea”, disse o chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner.

Além do eActros, a Daimler Trucks possui os caminhões elétricos eCanter (leve) e o pesado Vision One, ambos da Fuso, além do médio eM2 e eCascadia, da Freightliner, que estão sendo testados em diversos mercados, como Estados Unidos, Japão e Europa.

20 de Fevereiro de 2019 (08:08)

Publicação: Zero Hora - Economia

VW lança T-Cross e 500 funcionários voltam ao trabalho | GaúchaZH

A Volkswagen lançou nesta terça-feira, 19, em sua fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o T-Cross, modelo SUV que a montadora espera ser uma "alavanca" rumo à liderança do mercado brasileiro de veículos - hoje, a companhia está em segundo lugar, atrás da GM. A fabricação do veículo motivou a montadora a chamar de volta ao trabalho 500 trabalhadores que estavam em regime de "lay-off" (suspensão temporária do contrato de trabalho), a partir de abril.

O veículo, que é 70% nacionalizado, foi lançado no 20.º aniversário da planta de São José dos Pinhais. A montadora deu início à pré-venda. Os carros custarão entre R$ 84,9 mil e R$ 109,9 mil. O novo Volkswagen entra em um mercado dominado pelos modelos Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade e Honda HRV.

Segundo o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, a aposta está relacionada ao crescimento deste segmento no País. "O mercado de SUVs é o que mais cresce, com alta de 22,1% em 2018, enquanto outros cresceram 10,6% no mesmo período."

Olho nas mulheres

O T-Cross deve chegar às lojas a partir de abril, enquanto quem comprar pela pré-venda já receberá o veículo na primeira quinzena de março. Di Si disse que fez pesquisas para entender o público dos SUVs no País - e lembrou que a categoria concentra a preferência das mulheres.

Segundo o executivo, um acordo entre montadora, Estado do Paraná (que abriu mão de parte do ICMS) e sindicato (que aceitou um acordo de suspensão de contratos de trabalho) viabilizou os novos investimentos - o projeto vai consumir cerca de R$ 2 bilhões. Com a volta dos metalúrgicos em lay-off e a retomada do segundo turno, a fábrica paranaense terá 2,6 mil funcionários. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

19 de Fevereiro de 2019 (15:35)

Publicação: Agência CMA - Notícias

EUA: Impacto de tarifas sobre veículos é de US$ 500 bilhões, diz Moody's

São Paulo, 19 de fevereiro de 2019 - O impacto da imposição de tarifas dos Estados Unidos sobre o setor automotivo teria um impacto global de US$ 500 bilhões, de acordo com cálculos da agência de classificação de risco Moody's. O governo de Donald Trump estuda a adoção de taxas de até 25% sobre veículos importados. Do total de US$ 500 bilhões, 2,8% representam as importações mundiais combase em dados de 2017 e 0,6% ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial também de 2017, de acordo com os cálculos. "O ritmo já enfraquecido da expansão global aumentaria as pressões sobreo crescimento, causando um impacto mais amplo nas empresas e na confiança do consumidor em meio a condições financeiras mais restritivas", diz a Moody's em relatório. No ano passado, Trump ordenou que o Departamento de Comércio analisasse as importações de automóveis, incluindo caminhões e autopeças, para determinar seus efeitos na segurança nacional dos Estados Unidos. Carolina Gama / Agência CMA

19 de Fevereiro de 2019 (15:11)

Publicação: Agência IN - Caderno Setorial

IND. AUTOMOTIVA: Mercado nacional de pneus fecha estável em 2018

SAO PAULO, 19 de fevereiro de 2019 - A indústria nacional de pneus fechou o ano de 2018 praticamente estável, indicando leve alta de 0,2% nas vendas de janeiro a dezembro, em relação a 2017. Já em dezembro de 2018 foi registrada uma queda acentuada de 7,3%, se comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os números são parte do levantamento setorial divulgado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

Segundo o presidente executivo da ANIP, Klaus Curt Müller, o contexto político e econômico em 2018 impactou as vendas do setor, em meio às incertezas e expectativas sobre o novo governo. "Para 2019, o setor está otimista e com a perspectivas de ações concretas do governo visando melhorar a competitividade da indústria. O foco do novo governo federal deve possibilitar um ambiente empresarial que posicione o Brasil no contexto das importantes cadeias globais de valor, viabilizando mais investimentos, inovação e tecnologia aos nossos produtos. Para o setor de pneumáticos, serão ainda trabalhados com maior ênfase nos temas de segurança, logística reversa e meio ambiente", declarou Müller.

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