A evolução das startups no setor de energia

Análise 2020 – 2021 - PwC Brasil

Em meio às aceleradas disrupções tecnológicas que atingem o setor de energia elétrica, as startups vêm se firmando como importantes players, capazes de oferecer soluções inovadoras para um mercado em transformação. No período de 2020 a 2021, o volume de investimentos em transações nesse segmento chegou a R$ 217,6 milhões e envolveu startups que atuam em gestão de consumo, comercialização e financiamento de energia, geração compartilhada e data analytics.

Nesse relatório, uma parceria da PwC com a Liga Ventures, reunimos insights valiosos a partir dos dados da Startup Scanner, ferramenta que faz monitoramento e acompanhamento constante das startups no Brasil. Também apresentamos um retrato atual do mercado de energia e os desafios das startups que operam nesse ecossistema, observando quatro aspectos: inovação, gestão, eficiência e transparência.

Principais conclusões:

Houve um crescimento de startups ativas durante o período analisado, com uma movimentação mais intensa de startups com soluções em data analytics, gestão operacional, comercialização de energia e e-mobilidade. - Variação nos preços das commodities agrícolas

Uma maior familiaridade das empresas de energia com práticas relacionadas ao uso e à análise de dados pode auxiliar na elaboração da jornada do consumidor, com melhor avaliação das necessidades do mercado, de forma a agregar valor aos clientes e trazer uma experiência diferenciada.

Soluções voltadas para a gestão operacional oferecidas por algumas startups podem contribuir para melhorar a performance e a eficiência energética, dois fatores relevantes para a redução dos custos da energia brasileira.

A e-mobilidade vem ganhando impulso. Essa tendência está alinhada à demanda crescente por baixo consumo de combustíveis fósseis.

Leia a notícia na íntegra no site da PwC clicando aqui

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock