Ajudando a proteger e promover meios de vida sustentáveis na Amazônia - PwC Brasil

A PwC atua para prevenir o desmatamento e preservar alguns dos habitats de maior biodiversidade do mundo

Situação

#itstime

A Amazônia tem um papel vital para diminuir o ritmo do aquecimento global por armazenar dióxido de carbono da atmosfera. À medida que a população humana global cresce, a demanda por alimentos aumenta e as florestas vão sendo destruídas para dar lugar à agricultura e à pastagem.¹ Essa ameaça está aumentando na Amazônia e é preocupante, pois as florestas tropicais amazônicas abrigam grande parte da biodiversidade mundial.

O Brasil tem a maior área de floresta tropical do mundo. Ela representava 61% da área total em 2010.² De 2018 a 2020, dados mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 47%.³ De acordo com o Banco Mundial, o desmatamento no Brasil representa 29,7% da redução total da área florestal no mundo entre 2015 e 2016.² No estado do Acre, quase 90% das terras são cobertas por florestas, mas estima-se que essa área diminua para cerca de 65% até 2030,⁴ caso as tendências atuais de desmatamento se confirmem.

Evitar o desmatamento ou contribuir para o reflorestamento oferece vários benefícios para a sobrevivência e a prosperidade das pessoas e dos ecossistemas. As florestas tropicais remanescentes, como as do Acre, sequestram dióxido de carbono, protegem um sistema hídrico saudável, apoiam a agricultura de conservação e preservam a biodiversidade local. É preciso, portanto, dar proteção e apoio para reabilitar áreas degradadas ou desmatadas.

Experiência

Abordagem da PwC para compensação de carbono #bethesolution

Em 2020, a PwC anunciou seu compromisso mundial baseado na ciência de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030.

Esse compromisso exige que assumamos a responsabilidade por nossas emissões de carbono. Ao apoiar projetos voluntários de alta qualidade voltados para compensação de carbono, podemos ter um impacto imediato e positivo.

Nossa abordagem de mitigação combina projetos de compensação de carbono que reduzem as emissões com outros que evitam e removem as emissões da atmosfera. Essas soluções ajudam a lidar com a questão das mudanças climáticas e outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Acreditamos que, para reduzir a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, precisaremos implantar uma gama completa de soluções. Nosso portfólio atual de compensação de carbono se concentra em grandes mercados e economias em desenvolvimento, onde os projetos geram benefícios significativos, como proteção a ecossistemas críticos, à saúde e aos meios de subsistência em comunidades rurais.

A base de nossa abordagem é um conjunto de critérios de qualidade rígidos, incluindo a garantia de que nossas compensações sejam verificadas por um terceiro independente, de acordo com um padrão ou protocolo estabelecido.

O Acre Amazonian Rainforest Conservation é apenas um dos projetos de compensação de carbono que a PwC apoia. Ao trabalhar com as comunidades locais e capacitar os agricultores, o projeto contribui para prevenir o desmatamento em 105 mil hectares da floresta amazônica.

Leia o artigo completo clicando aqui

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock