O abismo digital no Brasil - Saiba como desigualdade de acesso à internet, a infraestrutura inadequada e a educação deficitária limitam as nossas opções para o futuro

O mundo passa por uma transformação acelerada no mercado de trabalho. Funções tradicionais que representavam 15,4% da força de trabalho global em 2020 encolherão para 9% até 2025. Por outro lado, a participação de novas profissões ligadas à digitização e tecnologia quase dobrará, crescendo de 7,8% para 13,5% da base total de empregados no mesmo período. No Brasil, somente o setor de tecnologia vai demandar quase 800 mil novos talentos de 2021 a 2025.

Mas o Brasil pode ficar para trás. O estudo que conduzimos em parceria com o Instituto Locomotiva traçou um retrato preocupante da prontidão do país para um futuro que poderia ser promissor. Teremos grandes dificuldades de avançar no processo de digitização enquanto o acesso à internet permanecer amplamente desigual, os equipamentos disponíveis não forem adequados para a formação digital e o sistema de educação básica continuar a formar um grande contingente de brasileiros incapazes de interpretar textos, sem conhecimentos suficientes de matemática e do idioma inglês.

A fim de reverter esse cenário, sugerimos que governos, educadores e empresas atuem em quatro áreas, de modo a contribuir para solucionar o problema da inclusão digital e ampliar as opções de futuro do país.

Confira o artigo completo clicando aqui

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock