Women in Work Index – 2021

O impacto da Covid-19 sobre as mulheres no trabalho

#WomenInWork

O Women in Work Index 2021 é resultado de um trabalho desenvolvido pela Strategy&, o braço de consultoria estratégica da PwC.

O Dia Internacional da Mulher 2021 é uma oportunidade para celebrarmos os sucessos que as mulheres alcançaram no local de trabalho.

Mas o ritmo do progresso rumo à igualdade de gênero em toda a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) continua lento. E a Covid-19 ameaça reverter os importantes ganhos obtidos na última década, pois os impactos negativos da pandemia são sentidos em maior intensidade pelas mulheres.

Se nada for feito para enfrentar diretamente o impacto da pandemia sobre as mulheres ou combater as desigualdades de gênero pré-existentes na área de cuidados com dependentes, mais mulheres deixarão de compor a força de trabalho permanentemente. O dano pode levar anos para ser reparado. Nossa análise conclui que, mesmo dobrando a taxa de progressão histórica, a OCDE não alcançará a mesma trajetória de crescimento da igualdade de gênero pré-pandemia até 2030.

Há um enorme prêmio a ser conquistado com o progresso acelerado: nossa pesquisa mostra que o aumento das taxas de emprego feminino em toda a OCDE poderia elevar o Produto Interno Bruto (PIB) da OCDE em US$ 6 trilhões, enquanto a redução da disparidade salarial de gênero poderia aumentar o PIB em US$ 2 trilhões.

Encorajamos mulheres e homens em todo o mundo a aderir à campanha #ChooseToChallenge, tema do Dia Internacional da Mulher em 2021, e a desafiar desigualdades e preconceitos de gênero em relação às mulheres e ao trabalho.

Acesse a pesquisa na íntegra clicando aqui

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock