Cedoc News Indústria Automotiva | 12 e 13 de setembro
- Por: Juliane
- Acessos: 1058
12 de setembro de 2019
Publicação: automotivebusiness
Toyota inicia aluguel de carros no Brasil com Mobility Services
Preços da diária variam de R$ 149 a R$ 299 para linha Toyota e vai até R$ 699 para modelos Lexus
REDAÇÃO AB
Conforme já havia adiantado no início do mês, a Toyota oferece a partir da quinta-feira, 12, o download de sua nova plataforma Mobility Services para o aluguel de carros, incluindo qualquer modelo do portfólio, além dos veículos Lexus disponíveis para venda no Brasil. As reservas poderão ser agendadas a partir do próximo dia 20 e os veículos estarão disponíveis em algumas concessionárias selecionadas neste primeiro momento: São Paulo (interior e capital), Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Segundo a empresa, o serviço de aluguel de carros será expandido ainda este ano para outras capitais do Brasil. O País é o segundo da América Latina a receber o serviço, que já funciona na Argentina desde o fim do ano passado.
Os preços variam de acordo com o modelo e marca. Para a linha Toyota, a diária sai a partir de R$ 149,00 - para o modelo Etios SD X Plus com transmissão automática, por exemplo - e pode chegar até R$ 599,00 - considerando o aluguel do utilitário SW4 em sua versão topo de linha SRX com 7 lugares. O novo Corolla, que chegou às concessionárias nesta mesma data, também já pode ser alugado em sua inédita versão híbrida flex por R$ 299,00 por dia.
Já na linha Lexus, as diárias começam em R$ 499,00 - para recém-lançado UX 250h Dynamic - e vai até R$ 699,00 – no caso do sedã premium ES 300h.
Os clientes também poderão alugar os carros por hora, com valores a partir de R$ 19,00. Os valores do aluguel de cada veículo por hora podem ser consultados no próprio aplicativo, que está disponível para download para os sistemas iOS (Apple Store) e Android (Google Play).
Em ambos, o app está indicado com a sigla BR e também com logo da bandeira brasileira. Após o download, é necessário realizar um cadastro e aguardar aprovação. Depois disso, o cliente pode retirar o veículo nas concessionárias mediante agendamento prévio e em horário comercial. No app, ainda é possível acrescentar acessórios durante a reserva, como cadeira para bebê/criança. Ao alugar um modelo, o cliente já terá incluso no valor um seguro completo.
11 de setembro de 2019
Publicação: automotivebusiness
Mercedes-Benz e Marcopolo vendem 121 ônibus ao Grupo GBS
Empresa investe R$ 80 milhões para renovar parte da frota de suas quatro operadoras
REDAÇÃO AB
A Mercedes-Benz em conjunto com a Marcopolo realizou a venda de 121 ônibus para o Grupo GBS, com sede em Londrina (PR), e que investiu R$ 80 milhões na compra dos veículos. A empresa opera no transporte rodoviário intermunicipal e interestadual nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Do total adquirido, 51 já foram entregues e estão rodando pelas empresas do grupo: Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e Londrisul. Os demais serão entregues até o fim deste mês. Dez deles são do modelo Paradiso DD 1800 (dois andares) e têm duas configurações desenvolvidas exclusivamente para o grupo: são quatro ônibus com 28 lugares, todos cabine cama, e outros seis com 40 lugares, dos quais 30 leitos e 10 cabine cama, agora equipados com monitores de TV individuais com tela de dez polegadas.
“São melhorias que procuramos desenvolver junto com o fabricante para oferecer aos clientes o que existe de mais moderno”, afirma José Boiko, diretor presidente do Grupo GBS.
Outra parte dos veículos é composta pelos modelos Paradiso 1600 LD com um piso, três eixos, bagageiro maior e configuração para 44 passageiros, além dos Paradiso 1200, Audace, Senior e Torino.
Os veículos se somarão à frota atual formada por 800 ônibus, com idade média aproximada de um ano para os veículos de transporte rodoviário e de 2,7 anos nos modelos metropolitanos.
September 13, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Onix dá início à era GEM na General Motors
Porto Alegre, RS - Da geração anterior do Onix e do Prisma a General Motors manteve, nos modelos da família GEM, sigla em inglês para Global Emerging Markets, apenas o preço. No caso da carroceria sedã, que começa a chegar às concessionárias nos próximos dias, até o nome foi mudado - foi batizada como Onix Plus, porque a empresa alega ter no Onix, agora globalmente usado, uma importante marca.
O desenvolvimento dos modelos partiu de uma página em branco: a equipe de engenharia teve à disposição uma arquitetura completamente nova, gerando dois carros bem diferentes dos seus antecessores. O Onix Plus, por exemplo, ganhou 194 mm de comprimento, 72 mm no entreeixos e 41 mm de largura com relação ao Prisma.
Houve uma preocupação com relação à segurança, traduzida nos seis airbags que chegam, de série, nas duas carrocerias. Deram frutos, pois o modelo ganhou cinco estrelas para adultos e crianças no Latin NCap.
A GM mirou também na conectividade, com a nova geração do sistema de infotainment My Link, a opção de wi-fi nativo e outras opções que, até então, só eram encontradas em modelos de segmentos superiores.
Até os motores são novos: os Ecotec 1.0 aspirado e 1.0 turbo de três cilindros são, segundo a GM, mais econômicos e desenvolvem maior potência. O turbo, por exemplo, conseguiu média de 17 quilômetros por litro rodando na estrada quando abastecido com gasolina, de acordo com o Inmetro.
O Onix e o Onix Plus são os dois primeiros modelos da família GEM a chegar ao mercado brasileiro. Segundo a companhia a família será composta por cinco carrocerias diferentes, com alcance global - mas com pequenas diferenças de um mercado para o outro.
Nas contas da GM os modelos da GEM representarão, já em 2020, 10% de todas as suas vendas no mundo. Em 2023, 20%. Aqui na América do Sul a representatividade será bem maior: em torno de 80% das vendas em 2023.
September 13, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Linha Onix ganha itens antes exclusivos de segmentos superiores
Porto Alegre, RS - A nova geração da agora família Onix - composta pelo hatch Onix e o sedã Onix Plus - oferece aos consumidores itens que, até agora, eram exclusivos de modelos de segmentos superiores. Logo na versão de entrada do hatch, por R$ 48,5 mil, seis airbags, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, bem como entradas USB na parte traseira, compõem o cardápio que focou na segurança. Resultado: cinco estrelas para adultos e crianças no Latin NCap.
A LT manteve os preços da geração anterior e agregou, além dos itens de segurança, o sistema de infotainment MyLink. É possível nessa versão optar também pela internet wi-fi nativa, o OnStar, câmara de ré e carregador wireless.
A topo de linha, Premier, oferece alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de baliza, interior em duas cores, câmara de ré, transmissão automática e bancos e volante com acabamento premium, dentre outros itens.
Há duas opções de motores: Ecotec 1.0 aspirado e Ecotec 1.0 turbo, ambos com três cilindros e produzidos em Joinville, SC. O Onix e o Onix Plus são produzidos nas linhas de Gravataí, RS.
O lema da General Motors é Menos Nunca Mais. Segundo o presidente Carlos Zarlenga o consumidor do Onix acostumou-se com as inovações e itens de conectividade, especialmente, e não abrirá mão disso. “Tudo isso com o preço correto".
Para resolver essa equação de preço competitivo com amplo leque de opções, deixando no passado os chamados pé-de-boi, a GM adotou a estratégia de desenvolvimento global. Como esses modelos chegarão a quarenta países a negociação com fornecedores, que ganharão em volume, ficou mais atraente.
Zarlenga não esconde o objetivo: manter a liderança e os consumidores atuais do Onix. No ano passado foram mais de 290 mil unidades vendidas, somados o hatch e o sedã Prisma. O Onix Plus já está nas concessionárias e o Onix chega em novembro. As carrocerias antigas seguem sendo montadas em São Caetano do Sul, SP, com o sobrenome Joy.
Preços
Onix 1.0 manual R$ 48,5 mil
Onix 1.0 LT R$ 51,6 mil
Onix Turbo automático R$ 55,6 mil
Onix LT Turbo manual R$ 57,6 mil
Onix LT Turbo automático R$ 62,9 mil
Onix LTZ Turbo manual R$ 61,0 mil
Onix LTZ Turbo automático R$ 66,3 mil
Onix Premier Turbo R$ 70,0 mil
Onix Plus 1.0 LT R$ 55,0 mil
Onix Plus Turbo automático R$ 58,8 mil
Onix Plus LT Turbo manual R$ 61,2 mil
Onix Plus LT Turbo automático R$ 66,5 mil
Onix Plus LTZ Turbo manual R$ 65,8 mil
Onix Plus LTZ Turbo automático R$ 71,0 mil
Onix Plus Premier Turbo R$ 73,2 mil
September 13, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Vendas globais do Grupo VW caem 3% até agosto
São Paulo -- As vendas globais do Grupo Volkswagen recuaram 2,8% de janeiro a agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, com 7,1 milhões de unidades comercializadas. Em agosto as vendas também registraram queda, de 3,1%, na mesma base de comparação, chegando a 848,6 mil veículos.
Na América do Sul o grupo cresceu 1,6% até agosto, com 393,5 mil unidades comercializadas -- e essa alta foi impulsionada pelo Brasil, onde o crescimento foi de 20,6% no período, com 300 mil veículos licenciados.
September 13, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Ford mostrará SUV Territory no Rock in Rio
São Paulo -- O SUV Territory, da Ford, que começará a ser vendido no Brasil no ano que vem, será uma das atrações no Rock in Rio -- festival de música do qual a montadora é uma das patrocinadoras oficiais. O público poderá conferir de perto o futuro lançamento, que ficará em uma área exclusiva da Ford, que também estará na Rota 85, espaço criado para comemorar os 34 anos do evento e levará os modelos Ecosport, Edge ST, Ka, Mustang e Ranger.
A Ford também oferecerá vantagens exclusivas para donos de seus veículos que forem ao evento, como acesso sem custo ao cartão Riocard Mais para os que optarem pelo transporte público. Os clientes que escolherem a opção Primeira Classe receberão vouchers em quantidade limitada para serem levados pelo transporte oficial do Rock in Rio com acesso exclusivo. Para participar é necessário entrar no FordPass, plataforma de serviços que pode ser baixada no Google Play e Apple Store e se cadastrar.
September 13, 2019
Publication: Diario Comercio BH - News
Sigma teve conversas com montadoras de veículos elétricos
A Sigma Lithium Resources teve conversas com a Tesla e outras montadoras de veículos sobre o fornecimento do principal componente de baterias nos próximos anos, disse o presidente-executivo da empresa, Calvyn Gardner.
A Sigma, que recentemente recebeu licença para iniciar produção de lítio em Minas Gerais, se reuniu com o fornecedor da Tesla Ganfeng Lithium, a pedido da montadora. Mas está adiando um acordo por causa dos termos exigidos pela empresa chinesa, disse o presidente-executivo. As minas da empresa estão no Vale de Jequitinhonha, entre as cidades de Araçuaí e Itinga.
“Há muitas outras coisas que eles precisam, não apenas preços, mas outras demandas um pouco mais complicadas que restringem a Sigma a quase fornecer apenas para a China", disse Gardner durante uma conferência de mineração. “Não é realmente o que pensamos que deveríamos fazer a longo prazo."
Embora os preços do lítio tenham caído no ano passado, a Sigma e outros produtores do mineral esperam se beneficiar de um boom na produção de carros elétricos, quando os preços dos veículos se tornarem mais competitivos.
Ele acrescentou que a Sigma prefere enviar lítio diretamente para a Tesla na Califórnia, embora isso só possa acontecer quando os fabricantes de cátodos, um dos dois principais componentes da bateria, se instalarem nos Estados Unidos.
Gardner disse que é um “grande fã" da Tesla, a ponto de tentar importar um dos sedãs Model 3 da empresa para uso pessoal no Brasil, onde a montadora não possui concessionárias. Ele desistiu depois de descobrir que o carro custaria US$ 75 mil, devido aos impostos de importação, em vez do preço de US$ 35 mil.
A Sigma, que estaria entre os fornecedores de lítio de menor custo do mundo, também manteve conversas informais com as montadoras alemãs Volkswagen e BMW.
“Tendo opções para obter lítio de outras jurisdições e que você pode fornecer a longo prazo, é nisso que todos estão interessados e achamos que a Sigma pode fazer isso", afirmou Gardner.
Em abril, a Sigma fechou uma aliança com a japonesa Mitsui que incluía US$ 30 milhões em financiamento para uma fábrica para produção comercial. Em troca, a Mitsui receberá cerca de um terço da produção inicial, de 220 mil toneladas.
A aliança ajudará a Sigma a se aproximar das montadoras, dadas as parcerias da Mitsui com as fabricantes asiáticas de baterias, que por sua vez abastecem as montadoras, disse ele. (Reuters)
September 12, 2019 (12:34)
Publication: Canal Executivo - News
BB é a empresa que mais usa o Waze Carpool no mundo
A cultura de compartilhamento de carros rendeu ao Banco do Brasil um título inédito: o BB é a empresa que mais utiliza o aplicativo de caronas Waze Carpool, no mundo todo. As caronas passaram a ser uma realidade na ida e volta de funcionários do Banco do Brasil para o trabalho e suas casas. Em quatro meses de parceria com o Waze, a emissão de gás carbônico foi reduzida em mais de 212 toneladas (cálculo feito com base em simulação, com todos os "caroneiros" viajando sozinhos). Os resultados incluem ainda 4.615 usuários cadastrados, 59.613 caronas realizadas entre funcionários do BB, em todo o país, e 1.550.888 km percorridos, o que equivale a duas viagens de ida e volta para a Lua. O gerente de soluções de Economia Verde e Gestão Ambiental do BB, Márcio Gama, destaca que a parceria com o Waze demonstra o compromisso do Banco em promover cidades mais inteligentes e sustentáveis. "Incentivar formas alternativas de mobilidade urbana é cuidar do funcionário e do meio ambiente, já que o deslocamento casa-trabalho-casa é o principal motivo para o excesso de carros em nossas vias.". E como o Banco ocupa o primeiro lugar do ranking mundial, há até desconto para os funcionários: quem pega carona paga apenas dois reais e quem dá carona recebe entre quatro e 25 reais, de acordo com a distância.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
FCA produziu 1,5 milhão de motores em Campo Largo
São Paulo -- A FCA registrou a produção acumulada de 1,5 milhão de motores E.Torq na fábrica de Campo Largo, PR. Em operação desde 2008 a unidade é responsável pela produção dos motores 1.6 e 1.8 para modelos das marcas Fiat e Jeep fabricados no Brasil. Atualmente parte da produção é também exportada para Argentina, Itália e Turquia.
Segundo o presidente Antonio Filosa a unidade é fundamental para a estratégia da companhia no Brasil e no mundo. Com cerca de quatrocentos funcionários a fábrica de motores já teria inserido suas linhas no contexto da Indústria 4.0.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Faturamento das autopeças foi 9% maior no primeiro semestre
São Paulo - O faturamento líquido das empresas produtoras de autopeças no primeiro semestre cresceu 9,3% na comparação com o registrado no mesmo período em 2018, segundo balanço do Sindipeças. O faturamento com os negócios envolvendo montadoras, na mesma base de comparação, foi 12,5% maior.
As vendas intrassetoriais cresceram 31,3% e as realizadas no mercado de reposição 6,6%. As exportações diminuíram quando mensuradas em dólares e em reais, respectivamente 12,2% e 3,3%.
A utilização da capacidade instalada em julho foi de 73%, mesmo porcentual dos dois meses anteriores.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Toyota lança o seu serviço de carsharing no Brasil
São Paulo - A Toyota deu início ao TMS, Toyota Mobility Services, na quinta-feira, 12. Algumas concessionárias selecionadas em São Paulo, no Interior do Estado, em Belo Horizonte, MG, Brasília, DF, Porto Alegre, RS, Recife, PE, e Salvador, BA, passam a oferecer o serviço a partir da sexta-feira, 20, que poderá ser contratado por meio de aplicativo já disponível na Apple Store e no Google Play.
O consumidor terá disponível toda a linha Toyota para locação, desde o Etios SD X Plus com transmissão automática, que sai por R$ 149 a diária, ao SW4 SRX com sete lugares, por R$ 599. A linha Lexus também faz parte do serviço, a partir de R$ 499 pelo UX 250h Dynamic. Recém lançado o Corolla híbrido flex tem diárias de R$ 299.
As locações poderão ser feitas também por hora, a partir de R$ 19. Em todos os casos o seguro está incluído no preço.
O Toyota Mobility Services está disponível também na Argentina e no Japão. O objetivo da Toyota, segundo seu presidente Rafael Chang, é dar um passo adiante na era da mobilidade e, de quebra, ajudar a rentabilizar sua rede concessionária - em torno de 90% do valor das tarifas ficará com a rede.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
GM mantém preços na nova geração do Onix
Porto Alegre, RS - Os dois primeiros produtos da plataforma GEM, de Global Emerging Markets, destinados ao mercado brasileiro foram apresentados na quinta-feira, 12. De forma surpreendente a General Motors revelou as linhas do substituto do atual líder de mercado, Onix, ao mesmo tempo em que lançou a carroceria sedã - antes Prisma, agora Onix Plus - em Porto Alegre, RS, onde reuniu funcionários, concessionários, fornecedores e imprensa especializada.
O lançamento do Onix Plus já estava previsto - alguns carros, inclusive, foram flagrados no transporte da fábrica à Fiergs, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, local do evento. O que ninguém esperava era ver o hatch.
Outra surpresa: a GM manteve os preços da atual geração, catálogos LT e LTZ, nos modelos da plataforma GEM, que agrega diversos novos itens de segurança e conectividade - os pormenores de cada versão, entretanto, serão divulgados apenas na sexta-feira 13. O Onix Plus LT já pode ser encomendado na rede Chevrolet por R$ 61 mil 190 e o LTZ por R$ 70 mil 990. Em novembro chegam o Onix LT por R$ 51 mil 590 e o LTZ por R$ 66 mil 290.
“O Onix foi, é e será um carro para todos", afirmou o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga. “Está completando o quinto ano na liderança do mercado brasileiro, com mais licenciamentos do que o segundo e terceiro colocado somados. Em agosto bateu recorde de vendas."
Para cumprir o que Zarlenga considera ser um desafio a nova geração que substitui o Onix e o Prisma contou com desenvolvimento global - chega também a quarenta outros mercados, incluindo China. O produzido em Gravataí, RS, que manterá sua operação em três turnos, será exportado para Argentina, Chile, Colômbia e Equador, segundo Zarlenga.
A linha Onix agora passa a ter duas motorizações, 1.0 aspirado e 1.0 turbo. Recebeu nova geração do Chevrolet MyLink, com tela de 7 polegadas e possibilidade de acesso à internet e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, tem seis airbags e faz, de acordo com cálculos da empresa, até 17 quilômetros por litro de gasolina.
Todos os pormenores e demais explicações foram guardados para a sexta-feira, 13, quando haverá a apresentação do produto. Zarlenga deixou escapar, porém, a expectativa de vendas: “Queremos ocupar o mesmo espaço da geração anterior".
Até agosto foram comercializados 159,4 mil Onix e 56,5 mil Prisma.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Ford fecha acordo de R$ 10 milhões por terceirização
São Paulo - A Ford assinou acordo com o Ministério Público do Trabalho na quinta-feira, 12, a respeito de ação pública movida em 2011 sobre a contratação de empresa terceirizada para a realização de atividade-fim no campo de provas de Tatuí, SP -- algo que não era permitido por lei à época. O valor inicial da ação era de R$ 40 milhões, mas com o acordo estabelecido foi reduzido para R$ 10 milhões 7 mil 840. A indenização por danos coletivos deverá ser paga a partir de janeiro de 2020, de forma parcelada -- desse total, R$ 4 milhões serão destinados a entidades beneficentes sem fins lucrativos.
O restante será pago na forma de 116 automóveis modelo New Fiesta, ano 2019, com garantia de fábrica, que também serão destinados a entidades beneficentes e órgãos públicos. O modelo teve a sua produção em São Bernardo do Campo, SP, descontinuada este ano.
A multa pelo descumprimento do pagamento será de 50% sobre os valores remanescentes.
Na conciliação a Ford assumiu uma série de obrigações relacionadas a futuras contratações de funcionários indiretos, como contratar apenas pessoas jurídicas que possuam idoneidade econômica, não utilizar mão de obra terceirizada de empresas ou entidades que tenham isenção previdenciária ou fiscal, dentre outras.
Em 2011 a montadora utilizou no seu campo de provas mão de obra fornecida por uma empresa contratada para terceirizar funções como rodagem com piloto de teste, mecânica, ferramentaria e montagem de protótipos. Essas atividades eram incompatíveis com a da empresa terceirizada, no caso, uma entidade filantrópica.
A Justiça entendeu, no caso, que houve, também, falta de isonomia salarial aos empregados terceirizados, gerando concorrência desleal com outras montadoras. Procurada por AutoData a Ford não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta reportagem.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Brose pega carona na demanda por SUVs
São Paulo - O aumento na demanda brasileira por SUVs tem ajudado a impulsionar os negócios da Brose, fornecedora de sistemas eletrônicos de portas, bancos e eletroventiladores. Bem posicionada no segmento - atende a mais de 80% dos modelos com seu sistema eletrônico de portas, como Jeep Compass e Renegade, Ford EcoSport, Nissan Kicks, Honda HR-V e Toyota SW4 - a empresa projeta crescer de 8% a 10% este ano, acima da produção brasileira estimada - em torno de 3,5%, segundo seu presidente Max Forte.
“Esse é o segmento que mais cresce no País. Há alguns anos já notávamos que a venda de SUVs cresceria bastante e focamos grande parte dos nossos esforços nessa área".
Ajuda também os negócios da Brose o fato de as encomendas atuais estarem mais localizadas em produtos de maior valor agregado. Forte afirmou que fazem parte de sua base de clientes montadoras como FCA, Ford, Honda, Nissan, Toyota e Volkswagen, mas há outras na mira:
“Estamos negociando novos projetos com a General Motors, empresa que não estava na nossa lista de clientes nos últimos anos mas que poderá voltar em breve. Não posso comentar muito sobre o assunto, mas estamos participando de algumas concorrências internas".
Para o ano que vem Forte ainda projeta crescimento moderado da produção de automóveis e comerciais leves no País, em torno de 4%. No caso da Brose a expectativa é a de manter o ritmo de expansão registrado este ano. Com a intenção de continuar crescendo em 2020, o executivo contou que a companhia tem alguns diferenciais no mercado, como o centro de desenvolvimento que mantém no Brasil, com cinquenta engenheiros, para desenvolver soluções específicas para o mercado local:
“Somos a primeira das sistemistas a conseguir homologação no Rota 2030. Temos algumas soluções para redução de massa e para ganho de eficiência energética que estamos apresentando aos clientes. Em alguns casos são as fabricantes que nos procuram para saber das novas tecnologias que estamos desenvolvendo".
De acordo com Forte a equipe de inovação da empresa "tem trabalhado forte" para atender aos clientes com novas soluções - até personalizadas, caso essa demanda apareça.
A Brose está no mercado brasileiro desde 1998, com matriz em São José dos Pinhais, PR, onde também está localizada sua primeira fábrica no País. A segunda unidade está em Jarinu, SP, e uma terceira, que atende à Jeep, em Goiana, PE, dentro do parque industrial da montadora. Além dessas três unidades a companhia mantém centro de desenvolvimento, em Curitiba, PR, e escritório de negócios em São Caetano do Sul, SP.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Hyundai tem nova concessionária no Mato Grosso
São Paulo - A inauguração de mais uma unidade da rede de concessionários da Hyundai acontecerá na noite desta quinta-feira, 12, em Tangará da Serra, MT. O Grupo Cometa será responsável pela unidade que recebeu investimento de R$ 5,2 milhões e irá gerar cerca de 20 empregos diretos.
A concessionária venderá apenas modelos da Hyundai Motor Brasil, o SUV Creta e a nova geração do HB20, que será lançada na semana que vem, e também oferecerá serviços de pós-vendas. Com a nova loja a rede da Hyundai chega a 211 unidades e a companhia projeta a inauguração de outras dez unidades até dezembro.
September 12, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Hyundai revela primeira imagem da traseira do novo HB20S
São Paulo - A Hyundai divulgou agora a primeira imagem oficial da traseira da versão sedã da nova geração do HB20, que chegará ao mercado na semana que vem. Para o modelo foi adotado o estilo fastback, com caimento acentuado na parte traseira, aumento do porta-malas de 450 para 475 litros. Outra novidade são as grandes lanternas, que vão da lateral do veículo até quase o meio da tampa do porta-malas.
A Hyundai pretendia mostrar a primeira imagem do HB20S na sexta-feira, 13. Decidiu antecipar por causa do sucesso que essa estratégia teve com o modelo hatch, que atraiu 1 milhão de visitantes ao seu site desde a divulgação da primeira foto.
Coincidiu, também, com o lançamento da nova geração do Chevrolet Onix Plus, ex-Prisma, principal concorrente do HB20S.
A pré-venda das versões hatch e sedã começou em setembro e os clientes interessados devem se cadastrar no site, que já recebeu mais de 56 mil inscritos até a quinta-feira, 12.
September 12, 2019
Publication: STF - News
Associações questionam regras do Código de Defesa do Consumidor de Pernambuco para concessionárias de veículo
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e outras entidades que reúnem montadoras, importadoras e concessionárias de veículos ajuizaram no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6220 para questionar dispositivos do Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco (Lei estadual 16.559/2019). As associações sustentam que as normas só poderiam ser criadas por lei federal, pois invadem a competência da União para legislar sobre a matéria ou contrariam as regras gerais previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei federal 8.078/1990).
Entre as regras previstas na lei estadual estão a obrigação de que as montadoras, importadoras e concessionárias forneçam carro reserva similar ao do consumidor caso o automóvel tenha de ficar parado por mais de dez dias úteis por falta de peças originais ou por qualquer outra impossibilidade de realizar o serviço durante o período de garantia contratual. A lei também determina que as montadoras, importadoras e concessionárias de motos, motocicletas e “cinquentinhas" são obrigadas a ofertar curso de formação de condutores de moto. Em caso de recall, a lei pernambucana exige que a convocação seja informada ao consumidor por meio de carta.
Rito abreviado
Em razão da relevância da matéria, o relator da ação, ministro Gilmar Mendes, adotou o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999, que autoriza o Plenário a julgar a ação diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar, e requisitou informações ao governador e à Assembleia Legislativa de Pernambuco, a serem prestadas no prazo de dez dias. Também determinou que, em seguida, os autos sejam remetidos, sucessivamente, à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), para que se manifestem no prazo de cinco dias.
PR/CR//CF
September 12, 2019
Publication: AE Finance and Economy
Volks transfere produção de motores para o Brasil
A onda de eletrificação dos carros europeus levou a Volkswagen a transferir parte da sua produção de motores a combustão da Alemanha para as fábricas do Brasil e da Argentina, onde o segmento de automóveis elétricos ainda engatinha, segundo Pablo Di Si, presidente da montadora para a América do Sul.
Segundo ele, as fábricas alemãs da Volkswagen, antes destinadas à produção de motores a combustão, estão agora produzindo baterias para carros híbridos e elétricos, além dos próprios automóveis movidos a energia elétrica. Com isso, as unidades de São Carlos (SP) e de Córdoba, na Argentina, estão elevando seus volumes na produção de motores a combustão, para atender à demanda de exportação que antes cabia à Alemanha.
Com a mudança, a fábrica de São Carlos já produziu cerca de 40 mil motores a mais em 2019, em relação a igual período de 2018. A unidade da Argentina, por sua vez, teve acréscimo de 150 mil motores este ano. Praticamente todo o volume adicional foi destinado à exportação.
Apesar de comemorar o aumento da produção na região, Di Si afirmou que a vantagem um dia deve acabar, por considerar que a eletrificação dos carros é uma questão de tempo para o mercado sul-americano.
Conforme antecipou o Estadão/Broadcast, a Volkswagen pretende viabilizar o lançamento de um carro elétrico no Brasil em 2021. A montadora apresentou o modelo, o ID.3, na terça-feira.
Será o primeiro carro da marca produzido em uma plataforma própria para esse tipo de tecnologia. Até então, os veículos elétricos eram adaptações de modelos fabricados em plataformas preparadas para produzir carros movidos a combustíveis fósseis. O novo carro é divulgado como "elétrico popular".
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
September 11, 2019 (11:55)
Publication: Maxpress - Releases
Bridgestone é selecionada como fornecedora global de equipamento original para veículos de luxo da próxima geração
São Paulo, 11 de setembro de 2019 - A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, anuncia que suas linhas de pneus premium foram especificadas como equipamento original no BMW X5 de quarta geração e nos novos veículos esportivos de luxo BMW X7. Continuando seu relacionamento de longa data com a BMW, a Bridgestone está fornecendo uma variedade de pneus em 15 diferentes tamanhos e modelos das linhas de pneus Bridgestone Alenza e Bridgestone Blizzak.
"O design e a aplicação de um pneu desempenham um papel importante para garantir que o veículo atinja sua capacidade máxima", afirma Shannon Quinn, presidente da divisão de Equipamento Original Consumo, EUA e Canadá, Bridgestone Americas Tire Operations. "Valorizamos nossa forte parceria com a BMW e estamos orgulhosos da colaboração durante o desenvolvimento de uma inovadora tecnologia de pneus com desempenho para a linha de veículos esportivos da BMW". Projetados no Centro Técnico Bridgestone Americas em Akron, Ohio, ambos os modelos de veículos apresentam tamanhos variados dos pneus Bridgestone Alenza 001 e Bridgestone Alenza Sport A/S. O Alenza 001 oferece uma experiência de condução de alto desempenho com manuseio preciso em condições secas e molhadas, enquanto o Alenza Sport A/S oferece desempenho confiável em todas as estações e uma condução confortável. Os tamanhos selecionados dos pneus Bridgestone Alenza 001 e Bridgestone Alenza Sport A/S estarão disponíveis com a tecnologia Run-Flat da Bridgestone.
Os pneus de inverno Bridgestone Blizzak LM001 estão disponíveis para os modelos BMW X5 e X7. Os pneus Blizzak estão disponíveis nos aros 18", 19" e 20" para o BWM X5 e nos tamanhos de 20" e 21" para o BMW X7. A tecnologia Run-Flat da Bridgestone também está disponível nos pneus de aros 19", 20" e 21". Os pneus de inverno Bridgestone Blizzak oferecem desempenho confiável e aderência aprimorada em gelo, lama e neve severa.
Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)
Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo (de acordo com levantamento realizado pela Tire Business - Global Tire Company Rankings, baseado em vendas de pneus em 2017). Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo.
A Bridgestone do Brasil é uma filial da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America (BATO LA), que por sua vez é uma subsidiária da Bridgestone Americas, Inc., (BSAM) com sede em Nashville, Tennessee. A BSBR possui duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC). A empresa é detentora das marcas Bridgestone e Firestone de pneus para veículos de passeio, caminhonetes e pick-ups, caminhões e ônibus, tratores e fora-de-estrada, e veículos industriais, e Bandag para bandas. A companhia atende aos mercados brasileiros de reposição, que abrange toda a rede de revendas, e de equipamento original, formado pelas indústrias montadoras de veículos, além de exportar para países da América do Sul e Central, Caribe, México e Estados Unidos.
September 11, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Setor de máquinas depende menos de crédito subsidiado
São Paulo - A dependência por crédito subsidiado para aquisição de máquinas agrícolas começa a diminuir. Instituições financeiras ligadas às fabricantes notaram, nos últimos meses, muita busca e migração para as linhas convencionais, como o CDC - especialmente os grandes produtores, que muitas vezes conseguem taxas mais atrativas nos bancos das montadoras.
Desde o ano passado, quando faltaram recursos do BNDES para as linhas oferecidas ao setor, esses grandes produtores passaram a procurar recursos nos bancos das montadoras. Mas, ao menos por enquanto, está restrito a essa faixa do mercado, segundo Marcio Contreras, diretor comercial do Banco CNH Industrial. “Até porque o governo já sinalizou que pretende direcionar os subsídios para os pequenos produtores e para a agricultura familiar".
Rodrigo Junqueira, vice-presidente de vendas do Grupo AGCO para a América do Sul, acredita que a busca por crédito em bancos de fabricantes ajuda também no planejamento - especialmente para circunstâncias como no começo deste ano, quando acabou o crédito para as linhas subsidiadas. Segundo ele o Banco AGCO oferece atualmente opções de CDC com taxas menores às do BNDES, que estão com grande demanda - hoje representam 20% do total do crédito concedido ao agronegócio: “O mesmo acontece em outros bancos de montadoras, com linhas parecidas com as nossas".
No caso do Banco CNH os financiamentos para o agronegócio com recursos próprios representaram 5% do total no ano passado. Para este ano, a projeção é chegar até 10%. E essa migração tem explicação, de acordo com ambos os executivos: em alguns casos os grandes produtores conseguem taxas melhores no CDC dos bancos privados do que nas linhas de financiamento do Moderfrota, por exemplo, que atualmente está em torno de 10,5% ao ano:
“No caso do Banco CNH temos algumas opções de CDC com taxas menores do que a do Moderfrota. Até por isso esses produtores estão abandonando o uso de financiamentos com dinheiro do BNDES. Mas essa opção ainda é restrita aos grandes produtores".
September 11, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Mercedes-Benz avaliará contratações de ex-Ford Taboão
São Paulo - Após a General Motors prometer ao prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que poderia dar preferência à contratação de ex-trabalhadores da Ford Taboão, a Mercedes-Benz firmou parceria semelhante com a prefeitura. Seu presidente, Philipp Schiemer, reuniu-se com o prefeito na quarta-feira, 11, na fábrica da companhia no ABCD Paulista.
Na semana passada Morando afirmou à Agência AutoData que teria reuniões com M-B e Volkswagen, duas fabricantes de São Bernardo do Campo, para pedir prioridade em eventuais novas contratações.
Na prática, a prefeitura liberou à M-B o banco de dados com os currículos de ex-funcionários da Ford que a prefeitura de SBC está montando. Em fevereiro, a empresa - que produzia o Fiesta e caminhões na fábrica do Taboão - anunciou que fecharia a unidade em novembro. Em paralelo, o Grupo Caoa negocia, intermediado pelo governo do Estado de São Paulo, a compra da fábrica e possível manutenção de alguns trabalhadores.
Em comunicado a M-B afirmou que “lembrou ao prefeito que já fez setecentas contratações nesta ano e que no caso de eventual vaga no futuro, uma vez com acesso ao banco de dados, poderá considerar os ex-colaboradores no processo de seleção se o seu perfil se encaixar na vaga".
Na reunião de Schiemer com Morando o presidente da M-B recebeu também a promessa de que a prefeitura fará ações de combates às enchentes no entorno da fábrica. No começo do ano a unidade chegou a ficar paralisada por causa das enchentes.
September 11, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Financiamentos de veículos avançam 5% em agosto
São Paulo - Foram financiados em agosto 532,3 mil automóveis, comerciais leves, motocicletas e veículos pesados. Segundo a B3, que divulgou os dados na quarta-feira, 11, o volume supera em 5,4% o resultado de igual mês do ano passado.
Desse total, 196 mil unidades foram veículos zero quilômetro, volume que representa sutil alta de 0,6% ante agosto do ano passado. Os automóveis novos financiados foram 118 mil 129 unidades, recuo de 3,7%. Já os veículos pesados novos financiados chegaram a 11 mil 852 unidades, alta de 14,8%.
A participação do CDC, o crédito direto ao consumidor, no mês passado, representou 86,8% do total financiado. O consórcio 12%. A fatia restante diz respeito ao leasing e outras modalidades.
September 11, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Volkswagen lança carregador de baterias de parede
São Paulo - A Volkswagen lançou uma série de carregadores de parede para veículos elétricos, chamada ID.Charger. O equipamento, segundo comunicado, proporciona capacidade de carga de até 11 kW e carrega quase cinco vezes mais rápido do que uma tomada doméstica normal.
O lançamento dos carregadores coincide com a apresentação do modelo elétrico VW ID.3 no Salão do Automóvel de Frankfurt. Usando o veículo como base de comparação a Volkswagen sugere que, com os carregadores, sua bateria de 58 kWh pode ser totalmente carregada em cerca de 6 horas.
São três as versões de carregadores: a ID.Charger, versão básica, a ID Charger Connect e a ID Charger Pro. O preço sugerido é a partir de 399 euro. Na Europa.
September 11, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Maioria dos consumidores visita apenas lojas de uma marca
São Paulo - Levantamento da In Loco Location Intelligence, empresa de tecnologia de localização que monitora mais de 60 milhões de dispositivos em 25 milhões de locais em todo o mundo, aponta que 75% das pessoas que visitaram concessionárias no Brasil, em julho, estiveram em loja de apenas uma montadora. É quase quatro vezes mais do que o volume de consumidores que estiveram em revenda de duas marcas, ou 19% do total pesquisado.
Visitaram três marcas diferentes 4% dos usuários analisados e, em quatro ou mais, 1,6% do total levantado pela In Loco.
Segundo a empresa este fato pode ser explicado pela quantidade de concessionárias que oferecem serviços de reparo, manutenção e revisão além da venda de carros - ou seja, os dados englobam não apenas os consumidores que desejam comprar mas também os que frequentam concessionárias para fazer uso dos serviços pós-venda.
A Hyundai, em julho e agosto, seguiu na liderança da média de visitas por loja, ou seja, a divisão do total de visitantes pelo total de lojas de cada montadora. Dessa vez seguida pela Toyota, que retomou a segunda posição que ficara com a Honda -- que caiu para a quarta posição, sendo superada também pela Jeep.
A Nissan, que ocupou a quinta posição em julho, caiu para sétimo em agosto - foi superada por Renault e General Motors. Completam a lista, na ordem, Volkswagen, Fiat, Mitsubishi e Ford.
Sem a média, no total de visitantes, a rede Chevrolet, da GM, lidera, seguida por Fiat, Volkswagen e Hyundai. Renault, Ford, Honda, Toyota, Jeep, Nissan e Mitsubishi, na ordem, completam a lista.
O levantamento tem como base julho e agosto e analisa o fluxo em Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.
September 11, 2019 (10:00)
Publication: Agencia AutoData - News
Kia divulga preços do novo Cerato
São Paulo - A Kia divulgou os preços do novo Cerato, que chegará às concessionárias em duas versões: a EX, por R$ 94 mil 990, e a SX, por R$ 104 mil 990. As duas opções são equipadas com motor 2.0 flex de 167 cv e câmbio automático.
A quarta geração do Cerato tem visual totalmente renovado, controle eletrônico de tração e estabilidade, sistema multimídia com tela flutuante de 8 polegadas sensível ao toque e capacidade para espelhar smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
José Luiz Gandini, presidente da Kia, disse que o modelo sempre foi um dos seus líderes de vendas no País "e que a expectativa para essa nova geração é a de que isso continue". De janeiro a agosto a Kia licenciou 1 mil 428 unidades Cerato, que foi o quinto modelo importado mais vendido no Brasil no período.
September 11, 2019 (09:27)
Publication: Fator Brasil Automobile
Produção de motocicletas supera 114 mil unidades em agosto, diz Abraciclo
Volume foi 8,9% maior em relação ao mesmo mês do ano passado; no varejo, média diária atingiu 4.028 unidades.
Em agosto a indústria de motocicletas produziu 114.738 unidades. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares " Abraciclo, o volume foi 8,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (105.339 unidades) e 25,1% maior na comparação com julho (91.713 unidades).
No acumulado dos oito meses do presente ano, saíram 743.556 motocicletas das linhas de montagem das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), correspondendo a um crescimento de 6,7% ante ao mesmo período de 2018 (697.092 unidades).
Para Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o aumento do ritmo de produção é reflexo, principalmente, da maior oferta de crédito para o consumidor, o que resulta em mais financiamentos de motocicletas. Este veículo tem se tornado um importante aliado para a melhoria da mobilidade urbana e isso gera interesse crescente pela aquisição de novos modelos, complementa.
Na avaliação do executivo, o mercado deve continuar em expansão nos próximos meses devido à elevação da temperatura propiciada pela chegada da Primavera e do Verão e, ainda, aos lançamentos que serão apresentados no Salão Duas Rodas, programado para 19 e a 24 de novembro, em São Paulo (SP).
Vendas no atacado " As vendas de motocicletas no atacado " das fabricantes para as concessionárias " somaram 104.649 unidades em agosto, representando um aumento de 10,2% ante as 95.004 unidades vendidas no mesmo mês de 2018. Na comparação com julho, o avanço foi de 20% (87.240 unidades).
No acumulado dos oito meses do presente ano foram comercializadas 720.782 unidades no atacado, com alta de 13,5% ante o mesmo período de 2018 (634.949 unidades).
Emplacamentos " De acordo com levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, em agosto foram licenciadas 88.625 motocicletas. Esse volume foi 0,3% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado (88.906 unidades) e 1,6% menor na comparação com julho (90.048 unidades).
Os dados do Renavam mostram que, de janeiro a agosto, foram emplacadas 708.707 unidades, correspondendo a um crescimento de 14% ante as 621.861 motocicletas licenciadas no mesmo período de 2018.
A média diária de vendas em agosto, que teve 22 dias úteis, foi de 4.028 unidades. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2015 (4.676 unidades/dia). Na comparação com agosto do ano passado (3.865 unidades/dia, com 23 dias úteis) houve avanço de 4,2%. Em comparação com julho do presente ano (3.915 unidades/dia, com 23 dias úteis), os negócios cresceram 2,9%.
Exportações " Em agosto foram exportadas 3.566 motocicletas, o que significou uma queda de 52,7% em relação a igual mês de 2018 (7.537 unidades). Na comparação com julho do presente ano (2.788 unidades), houve uma alta de 27,9%.
Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os Estados Unidos representaram o principal mercado (1.212 unidades e 40,6% de participação) das motocicletas exportadas em agosto. Em seguida, veio a Argentina (700 unidades e 23,4%), seguida pela Col'mbia (466 unidades e 15,6%).
De janeiro a agosto, as exportações somaram 26.746 unidades, representando uma queda de 50,3% ante as 53.795 motocicletas embarcadas no mesmo período de 2018. Ainda de acordo com dados do Comex Stat analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal destino das motocicletas produzidas no PIM (12.332 unidades e 45,8%), seguida pelos Estados Unidos (5.525 unidades e 20,5%) e pela Col'mbia (3.419 unidades e 12,7%).
Desempenho por categoria no atacado " A liderança no ranking de categorias de motocicletas mais vendidas em agosto ficou com a Street: 47.255 unidades comercializadas e 45,2% de participação. Em seguida, veio a Trail (23.350 unidades e 22,3%), Motoneta (18.417 unidades e 17,6%), Scooter (8.296 unidades e 7,9%) e Naked (2.219 unidades e 2,1%).
No acumulado do ano, as posições no ranking foram mantidas, com Street (357.513 unidades e 49,6% de participação), Trail (144.148 unidades e 20%); Motoneta (109.943 unidades e 15,3%), Scooter (61.781 unidades e 8,6%); e Naked (16.829 unidades e 2,3%).
As características básicas das motocicletas de cada categoria são estas: Street " Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano.
Trail " Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.
Motoneta " motociclo underbone, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático.
Scooter " Motociclo de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.
Naked " Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a uma motocicleta versão Sport sem a carenagem.
Big Trail " Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados. Off-Road " Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados.
Custom " Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais longos, chamadas de estradeiras, que não priorizam velocidade e, sim, conforto.
Sport " Motocicletas de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho.
Ciclomotor " Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm.
Touring " Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para utilização em turismo e viagens de grandes distâncias.
Desempenho de scooters no varejo " Em agosto foram vendidas 7.606 motocicletas da categoria Sooter no varejo, segundo dados do Renavam analisados pela Abraciclo. Esse volume foi 17,1% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (6.493 unidades) e 5,1% inferior ao alcançado em julho (8.011 unidades).
No acumulado do ano, foram emplacadas 58.395 unidades, representando um aumento de 26,4% ante as 46.186 motocicletas licenciadas no mesmo período de 2018.
September 11, 2019 (08:32)
Publication: Portal Fator Brasil - General
CAOA Montadora e Allianz Partners ganham o Prêmio Conarec 2019
A CAOA Montadora e a Allianz Partners, líder em assistência 24 horas, conquistaram o primeiro lugar do Prêmio Conarec (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente) na categoria Automóveis. A cerim'nia da 6 edição aconteceu ontem (09), no Hotel Transamérica, em São Paulo.
O Prêmio tem como finalidade reconhecer e premiar empresas parceiras que apresentam comprometimento, qualidade e inovação. O processo de escolha dos ganhadores é realizado a partir de uma avaliação baseada em dados da gestão de estrutura, como tecnologia, treinamento e capacitação, além da análise de relacionamento da empresa com o fornecedor, conhecido como Business Process Outsourcing (BPOS).
O CEO da Allianz Partners Brasil, Vincent Bleunven, afirma que a empresa está em constante atualização para atender com excelência e aumentar as competências de negócios junto ao cliente institucional. Investimos em tecnologia e contamos com um time de profissionais multidisciplinar para atender a qualquer hora e lugar. É uma honra conquistar esse prêmio, que é considerado um dos mais importantes no segmento de inteligência relacional, ao lado de uma das maiores marcas automotivas. Isso é somar competências!.
September 11, 2019
Publication: Tendencias - Economic Indicators
Automotivo: mercado interno deve seguir impulsionando produção de caminhões
As vendas internas de veículos pesados continuam em crescimento, favorecendo os emplacamentos totais. Em agosto, as vendas de caminhões cresceram 28,8% na variação anual e 14,7% ante julho, na margem dessazonalizada. No acumulado do ano, as vendas do segmento já somam 65,4 mil unidades comercializadas, um nível 40,9% acima do mesmo período do ano passado.
A dinâmica positiva das vendas internas do segmento vem compensando a queda consistente das exportações de caminhões e favorecendo o crescimento da produção nacional. Em agosto, as exportações caíram 37,4% na variação anual e acumulam um volume de apenas 8,8 mil unidades exportadas (52,6% abaixo do mesmo período de 2018). Assim, a produção nacional cresceu 10,7% em agosto na variação anual, patamar 13,1% acima do acumulado de janeiro a agosto do ano anterior.
Para o curto prazo, espera-se que as vendas internas continuem beneficiando o movimento positivo da produção. Para o cenário interno, além dos custos de financiamentos para empresas em níveis mais baixos e ampliação do volume de crédito, espera-se que ocorra uma retomada da confiança dos agentes econômicos e uma maior reação dos setores demandantes de caminhões (construção civil, comércio varejista e agropecuária), impulsionando as vendas.
Para as exportações, o cenário ainda contempla redução nos volumes exportados pelos menos até 2020, em linha com a piora do cenário externo. Tal dinâmica deve-se, principalmente, a recessão econômica da Argentina para este e o próximo ano.
Nesse sentido, estimamos crescimento de 15,0% e 15,7% para a produção de caminhões em 2019 e 2020, respectivamente, considerando aumento de 35,7% em 2019 e de 9,1% em 2020 para vendas internas e redução de 41,4% e 2,1% para as exportações, neste e no próximo ano.
September 11, 2019
Publication: Logweb - News
Apta entrega 30 caminhões para empresa prestar serviços à Sabesp
A Apta Caminhões e Ônibus, com sede em São Bernardo do Campo, entregou 30 caminhões para a Salfema Construções, que faz parte do grupo FM Rodrigues, a maior empresa de iluminação pública do Brasil. São 25 caminhões Delivery 9.170 e cinco modelos Constellation 15.190, que vão atender às necessidades para prestação de serviços na área de saneamento e urbanização.
A escolha dos modelos foi definida para atender especificamente às operações prestadas à Sabesp em serviços de manutenção das redes de água e esgoto. O novo Delivery 9.170 é ideal para as operações da companhia. O modelo foi produzido com materiais inovadores que resultou em um veículo sustentável, com redução de peso no sistema powertrain da ordem de 10% na comparação com seu antecessor. Consequentemente oferece mais economia de combustível, menos emissões e maior capacidade de carga, com um PBT de 8,5 toneladas.
Já o VW Constellation 15.190 é considerado um dos melhores da sua categoria para serviços rodoviários de curtas e médias distâncias. Seu motor MAN D08 de 190cv, tecnologia EGR, que dispensa o uso do ARLA, garantindo melhores resultados operacionais. O veículo é recomendado para entregas urbanas com agilidade e rapidez. Além disso, agrega inovações tecnológicas e de segurança, tornando a condução mais simples e confortável, melhorando a sua produtividade, com durabilidade e baixo custo operacional.
Concessionária - A Apta Caminhões e Ônibus é uma das mais modernas concessionárias de caminhões e ônibus da rede MAN Latin America/ Volkswagen. Possui unidades estrategicamente bem localizadas às margens da Rodovia dos Imigrantes, uma no planalto no Km 26 na junção com o Rodoanel e outra na Baixada Santista no KM 64. As concessionárias atuam com uma linha completa e sua estrutura se divide entre vendas de caminhões e ônibus, novos e usados, além de peças e assistência técnica. A Apta atende 39 municípios da Grande São Paulo e 11 do litoral paulista.
September 11, 2019
Publication: AE Economy and Business
China registra queda nas vendas de automóveis pelo 14º mês seguido em agosto
As vendas do setor automotivo da China recuaram 6,9% em agosto ante igual mês do ano passado, para 1,96 milhão de veículos, registrando queda pelo 14º mês consecutivo, segundo números da associação chinesa de montadoras.
Entre janeiro e agosto, as vendas diminuíram 11% em relação ao mesmo período de 2018, a 16,1 milhões de unidades. Fonte: Dow Jones Newswires.
September 10, 2019 (12:59)
Publication: IN Agency Industry News
VEÍCULOS: Produção de motocicletas cresce 25,1% em agosto
Em agosto a indústria de motocicletas produziu 114.738 unidades. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - Abraciclo, o volume foi 8,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (105.339 unidades) e 25,1% maior na comparação com julho (91.713 unidades).
No acumulado dos oito meses do presente ano, saíram 743.556 motocicletas das linhas de montagem das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), correspondendo a um crescimento de 6,7% ante ao mesmo período de 2018 (697.092 unidades).
Para Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o aumento do ritmo de produção é reflexo, principalmente, da maior oferta de crédito para o consumidor, o que resulta em mais financiamentos de motocicletas. 'Este veículo tem se tornado um importante aliado para a melhoria da mobilidade urbana e isso gera interesse crescente pela aquisição de novos modelos', complementa.
Na avaliação do executivo, o mercado deve continuar em expansão nos próximos meses devido à elevação da temperatura propiciada pela chegada da Primavera e do Verão e, ainda, aos lançamentos que serão apresentados no Salão Duas Rodas, programado para 19 e a 24 de novembro, em São Paulo (SP).
As vendas de motocicletas no atacado - das fabricantes para as concessionárias - somaram 104.649 unidades em agosto, representando um aumento de 10,2% ante as 95.004 unidades vendidas no mesmo mês de 2018. Na comparação com julho, o avanço foi de 20% (87.240 unidades).
No acumulado dos oito meses do presente ano foram comercializadas 720.782 unidades no atacado, com alta de 13,5% ante o mesmo período de 2018 (634.949 unidades).
De acordo com levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, em agosto foram licenciadas 88.625 motocicletas. Esse volume foi 0,3% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado (88.906 unidades) e 1,6% menor na comparação com julho (90.048 unidades).
Os dados do Renavam mostram que, de janeiro a agosto, foram emplacadas 708.707 unidades, correspondendo a um crescimento de 14% ante as 621.861 motocicletas licenciadas no mesmo período de 2018.
A média diária de vendas em agosto, que teve 22 dias úteis, foi de 4.028 unidades. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2015 (4.676 unidades/dia). Na comparação com agosto do ano passado (3.865 unidades/dia, com 23 dias úteis) houve avanço de 4,2%. Em comparação com julho do presente ano (3.915 unidades/dia, com 23 dias úteis), os negócios cresceram 2,9%.
Em agosto foram exportadas 3.566 motocicletas, o que significou uma queda de 52,7% em relação a igual mês de 2018 (7.537 unidades). Na comparação com julho do presente ano (2.788 unidades), houve uma alta de 27,9%.
Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os Estados Unidos representaram o principal mercado (1.212 unidades e 40,6% de participação) das motocicletas exportadas em agosto. Em seguida, veio a Argentina (700 unidades e 23,4%), seguida pela Colômbia (466 unidades e 15,6%).
De janeiro a agosto, as exportações somaram 26.746 unidades, representando uma queda de 50,3% ante as 53.795 motocicletas embarcadas no mesmo período de 2018. Ainda de acordo com dados do Comex Stat analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal destino das motocicletas produzidas no PIM (12.332 unidades e 45,8%), seguida pelos Estados Unidos (5.525 unidades e 20,5%) e pela Colômbia (3.419 unidades e 12,7%).
A liderança no ranking de categorias de motocicletas mais vendidas em agosto ficou com a Street: 47.255 unidades comercializadas e 45,2% de participação. Em seguida, veio a Trail (23.350 unidades e 22,3%), Motoneta (18.417 unidades e 17,6%), Scooter (8.296 unidades e 7,9%) e Naked (2.219 unidades e 2,1%).
No acumulado do ano, as posições no ranking foram mantidas, com Street (357.513 unidades e 49,6% de participação), Trail (144.148 unidades e 20%); Motoneta (109.943 unidades e 15,3%), Scooter (61.781 unidades e 8,6%); e Naked (16.829 unidades e 2,3%).
Além disso, em agosto foram vendidas 7.606 motocicletas da categoria Sooter no varejo, segundo dados do Renavam analisados pela Abraciclo. Esse volume foi 17,1% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (6.493 unidades) e 5,1% inferior ao alcançado em julho (8.011 unidades).
No acumulado do ano, foram emplacadas 58.395 unidades, representando um aumento de 26,4% ante as 46.186 motocicletas licenciadas no mesmo período de 2018.