Buenos Aires, 12 fev (EFE).- Representantes do Mercosul e da Associação Europeia de Livre-Comércio (EFTA) se reúnem de hoje até sexta-feira em Buenos Aires, na Argentina, em uma nova tentativa de avançar no acordo comercial entre os dois blocos.

As reuniões, que ocorrem na sede do Ministério de Relações Exteriores em Buenos Aires, são lideradas pelo subsecretário de Negociações Econômicas Internacionais da Argentina, Victorio Carpintieri, e pelo diretor-geral do Ministério de Comércio, Indústria e Pesca da Noruega, Jan Farberg.

"O acordo com a EFTA é parte do plano de modernização do Mercosul, para transformá-lo em uma plataforma orientada à inserção inteligente dos membros do bloco na economia global", afirmou em comunicado o secretário de Relações Econômicas Internacionais da Chancelaria Argentina, Horacio Reyser.

Para o diplomata, a negociação do Mercosul com a EFTA, integrado por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, tem importância não só no aspecto comercial, mas também pelo lado estratégico, já que os quatro países não fazem parte da UE.

Na rodada de negociações de Buenos Aires, os representantes dos dois blocos trabalharão em função dos compromissos firmados nas reuniões anteriores e avançar na troca de ofertas de acesso a bens, serviços, investimentos e compras governamentais.

Ao assumir a presidência semestral do Mercosul em dezembro, a Argentina ressaltou que tentaria fechar os acordos comerciais pendentes com a UE, com a EFTA e com o Canadá. Outro objetivo é acelerar as negociações com a América Central e a Aliança do Pacífico, formada por Chile, Colômbia, Peru e México.

Link:

  • Representante do Mercosul e EFTA se reúnem para discutir acordo comercial
  • Siga nossas Redes Sociais

    Receba nossas Notícias

    SiteLock