Avanços no setor de RH - PwC Brasil

Os impactos das iniciativas empresariais na gestão de pessoas

Agosto de 2021

Introdução

Após dezessete meses da declaração da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e das recomendações para conter a disseminação do coronavírus, o cenário continua incerto: novos lockdowns, surgimento de variantes do vírus e contínuas tranformações da vida pessoal, profissional e social da população. As empresas seguem se esforçando para manter a produtividade e as ações em prol da saúde dos profissionais, como a revisão ou criação de políticas e procedimentos, e para atender às normas legais.

Esta 2ª edição da pesquisa Como sua empresa está reagindo à crise? faz um balanço dos impactos da pandemia no curto e médio prazos, das iniciativas empresariais relacionadas à situação e do que mudou na estratégia de gestão de pessoas nos últimos meses, desde a 1ª edição da publicação, em junho de 2020. Entre as principais conclusões, destacamos o aumento das contratações e das ações para proteger o fluxo de caixa e para readequar e redistribuir a força de trabalho para outras cidades brasileiras e até o exterior.

Sobre a pesquisa

Período retratado: outubro de 2020 a março de 2021.

Perspectivas em 2021

Apesar do otimismo em relação à recuperação nos próximos anos, as organizações continuam enfrentando um cenário econômico incerto em 2021. Diante dessa realidade, a rotina nos escritórios mudou e o preconceito com o home office deu espaço a outras perspectivas:

  • 79% disseram que vão manter ou implementar o trabalho remoto

    79% das empresas ampliaram o quadro de funcionários nos últimos meses

No geral, as empresas aumentaram o quadro de empregados em 30%. Os setores do Agronegócio e de Tecnologia foram os que mais contrataram.

Proteger o fluxo de caixa

54% das empresas fizeram uso de créditos tributários/previdenciários, além de empréstimos bancários e redução de infraestrutura, como medidas para proteger o fluxo de caixa. Esse resultado é 17 pontos percentuais maior que o da edição anterior.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock