Produtividade hoje e no futuro: cinco pilares para uma força de trabalho melhor - PwC Brasil

Como fazer upskilling da força de trabalho do futuro para criar vantagem competitiva em serviços financeiros

A Covid-19 abalou fortemente o setor de serviços financeiros, encerrando uma década de ciclo de crédito positivo e praticamente assegurando um futuro com taxas de juros ultrabaixas.

A pandemia também exacerbou os atuais desafios da produtividade. Muitas organizações têm registrado índices de custo/rendimento insustentáveis e, se não agirem, terão sua sobrevivência ameaçada. Mas a crise também revelou oportunidades em termos de produtividade. Algumas delas geradas pelo fechamento de escritórios e filiais físicas por questões de saúde, pela relativa facilidade com que os consumidores migraram para os canais digitais e pelos aspectos positivos do trabalho remoto.

Em nosso primeiro relatório de produtividade, publicado em 2019, identificamos seis áreas de foco dos maiores esforços de produtividade por parte das instituições financeiras. Agora, em nossa segunda pesquisa, percebemos que um deles, melhorar o QI digital da força de trabalho, está integrado e interligado com todos os outros.

O upskilling como base da produtividade

Cada pilar da produtividade envolve algum tipo de upskilling (aprimoramento das qualificações digitais), como você vai perceber no relatório. Compreender melhor a força de trabalho, por exemplo, requer a implantação de novas ferramentas de medição e análise. Adotar a economia de plataformas para aproveitar totalmente o trabalho autônomo e a inovação em crowdsourcing significa organizar e gerenciar a força de trabalho de forma diferente e desenvolver e lançar produtos de uma nova maneira. Garantir que seus empregados adquiram novas habilidades para um mundo novo vai revelar ganhos de produtividade em todos os níveis e será fundamental para tornar sua organização de renome mundial.

Descubra os 5 pilares da produtividade

Pilar 1: compreender melhor a força de trabalho

Pilar 2: repensar as funções da mudança

Pilar 3: adotar a economia de plataformas

Pilar 4: popularizar a abordagem agile

Pilar 5: dominar a fundo o trabalho digital

Com a digitalização cada vez mais importante e as soluções tecnológicas envolvendo mais a colaboração de terceiros, as empresas precisam de novos recursos. A maioria das organizações já se digitalizou em alguma medida e, como resultado, registra ganhos de produtividade. No entanto, há muito mais a ser feito. E as necessidades dos trabalhadores não são apenas de competências técnicas. Eles também precisam de treinamento em novas habilidades sociais (soft skills), como métodos agile e técnicas de colaboração avançadas.

Nossa pesquisa atualizada mostra que muitas empresas estão tomando medidas coordenadas para realizar esse tipo de treinamento. Estão também implementando a infraestrutura tecnológica e os recursos necessários para obter ganhos de produtividade. Neste relatório, vamos examinar o estado atual do mercado, explorar histórias de sucesso e apresentar os próximos passos que, em nossa visão, sua empresa deve considerar ao elaborar seu programa de produtividade a partir de 2021.

  • 77% de todas as organizações monitoram a produtividade, em comparação com 96% na China e na Índia.

Acesse o estudo na íntegra clicando aqui

Postagens Relacionadas

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock