Revolução na gestão de patrimônio e ativos: o poder de moldar o futuro

Controlando mais de US$ 110 trilhões, a indústria de gestão de patrimônio e ativos tem poder de influência incomparável na criação de um futuro melhor para investidores, acionistas, a economia e a sociedade em geral.

O ano de 2020 foi tumultuado para a sociedade, a economia global e a gestão de patrimônio e ativos. Após anos de crescimento constante, a base de ativos do setor foi afetada por movimentos rápidos do mercado financeiro. E a volatilidade provavelmente será uma característica por algum tempo.

Mesmo quando as vacinas e os tratamentos nos ajudarem a erradicar a Covid-19, não voltaremos ao mundo como ele era antes. Momentos de inflexão, como o atual, são uma oportunidade para líderes de gestão de patrimônio e ativos. Com US$ 110 trilhões em ativos sob gestão direcionados às prioridades ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), eles têm literalmente o poder de mudar o mundo. Por conta própria e em parceria com os principais stakeholders, incluindo governos e empresas de gestão de portfólio, eles podem fazer a diferença em relação a três das prioridades mais críticas do mundo atual e usar esse poder para moldar o futuro:

  • Financiar o futuro: as empresas de gestão de patrimônio e ativos podem canalizar capital e se concentrar em oportunidades de investimento para tirar as economias da recessão e manter retornos elevados de fundos.

    Garantir o futuro: Ao gerar retornos ajustados a riscos, as empresas podem ajudar as pessoas a cumprir suas metas de poupança e eliminar os déficits previdenciários diante de questões como fragilidade econômica, taxas de juros muito baixas e restrições nos orçamentos governamentais para saúde e bem-estar.

    Adotar o ESG como futuro: Para alguns investidores, o retorno financeiro continuará sendo a única prioridade. No entanto, um número crescente de investidores espera que as organizações de gestão de patrimônio e ativos tornem as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) essenciais em suas estratégias de investimento. Essa mudança já está tendo um impacto revolucionário na concepção de produtos, alocação de fundos e objetivos de desempenho.

Como líder de gestão de patrimônio e ativos, seu desafio central é ser parte importante da solução e, ao mesmo tempo, cumprir sua obrigação fiduciária de otimizar retornos. Muitos investidores não aceitarão mais trade-off entre essas alternativas. Neste relatório, usamos o framework 4R como uma nova forma de pensar sobre o futuro do seu negócio: repensar, reparar, reconfigurar e relatar.

Acesse o estudo na íntegra clicando aqui

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock