Na semana de 5 a 9 de agosto, aconteceu a segunda edição da Agtech Week Argentina com o objetivo de promover o ecossistema empreendedor agropecuária argentino organizado pela “Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional (1)”. Estiveram presentes autoridades e referências de diferentes países como Alemanha, Brasil, Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia, Peru e Reino Unido.

O evento se iniciou com um dia de campo em Córdoba, onde participaram 30 startups (2) distribuídas em 7 estações, com soluções desde o planejamento até o pós-colheita, comercialização e seguro rural. Durante o encontro também ouvimos as autoridades da área falando sobre a importância das tecnologias, do papel das entidades públicas e da implementação do programa BPA (“Buenas Practicas de Manejo”) (3) na Província de Córdoba para incentivar o uso de tecnologias para uma produção mais sustentável e socialmente responsável.

Na terça – feira o evento foi em Rosário (Província de Santa Fe) onde tivemos a possibilidade de visitar o Instituto Biomolecular de Rosário (IBR)(4) e entender seu papel na pesquisa aplicada, os projetos relacionados à produção agropecuária e as tecnologias utilizadas; visitamos a empresa Bioceres (5) onde nos contaram sua história, onde se encontram atualmente e o que vem pela frente. Por último, o Polo Tecnológico de Rosário (6), também conhecido como Zona I que procura posicionar a Rosário e região como um centro de referência internacional no desenvolvimento científico e inovação tecnológica através de novas formas de gestão que articulem os âmbitos públicos, privados e científicos.

Na quarta-feira participamos da XXVII edição do Congresso Aapresid (“Asociación Argentina de Productores en Siembra Directa”) (7) consolidado como o evento de conhecimento em agricultura de maior destaque na Argentina e uma referência a nível mundial. Este ano contamos com a participação de mais de 5.000 participantes, entre produtores, agrônomos, cientistas e técnicos. Durante três dias os agricultores puderam participar de 46 plenárias e 176 oficinas simultaneamente.

Na quinta-feira, na Bolsa de Comércio de Rosário(8), BCR Innova (9) organizou o Wake Up AgTech 2019 (10), um espaço de encontro para investidores e de inovação, encerrado pelo tecnólogo Santiago Bilinkis (11) com sua prévia de seu segundo livro “Guía para sobrevivir al presente” onde destacou que “dado que não sabemos como será o mundo do futuro, não faz muito sentido tratar de desenvolver habilidades muito específicas ”, e a importância de passar uma “mentalidade de aprender durante toda a vida”.

Para fechar a semana com chave de ouro, o encerramento foi realizado no Teatro Colon de Buenos Aires, com a atividade organizada por InvestBA (12) onde autoridades nacionais e internacionais do setor público e privado, empreendedores e investidores falaram sobre os diferentes aspectos das soluções e tecnologias na Argentina e no mundo.

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock