A ascensão da economia circular - PwC Brasil

Planejando hoje a transição de energia do futuro

Decida sobre sua jornada circular

As empresas dos setores de energia, serviços públicos e recursos naturais têm potencial para desempenhar um importante papel no desenvolvimento de uma economia circular. Muitos dos avanços tecnológicos que poderiam acelerar a circularidade estão dentro da esfera de operação desses setores. Isso inclui inovações na composição e eficiência de materiais, eletrificação, produção de hidrogênio, bioquímica e química sintética, além de captura e uso de carbono.

Hora de pressionar reset

Cinco questões globais urgentes estão mudando radicalmente a maneira como milhões de pessoas vivem e trabalham: assimetria, disrupção, idade, polarização e confiança (nosso modelo ADAPT). A pandemia global acelerou a necessidade de mudanças, e a circularidade representa uma forma de pressionar o botão reset para enfrentar muitos dos desafios atuais.

  • • Disrupção: a circularidade é uma resposta à ameaça disruptiva das mudanças climáticas e da pressão sobre os recurso naturais, por meio do desenvolvimento de um modelo econômico mais sustentável.

    • Assimetria e polarização: com a fragmentação crescente de comunidades e nações, a circularidade enfatiza a interdependência e o benefício mútuo.

    • Confiança: conforme a confiança nas instituições vai diminuindo, a circularidade oferece uma oportunidade para desenvolver cadeias de suprimentos mais transparentes e demonstrar práticas ambientalmente e socialmente responsáveis.

De uma economia linear para uma circular

As preocupações com o clima têm pressionado os modelos econômicos e de negócios tradicionais do tipo “extrair, fabricar, descartar”. Em contraste com essas abordagens lineares, a circularidade separa a atividade econômica do consumo de materiais e energia, criando ciclos fechados em que o desperdício é reduzido ou mesmo eliminado. Nesses ciclos, ocorre também a reutilização dos recursos, inclusive do carbono. Mesmo empresas com modelos de negócios lineares por natureza, como petróleo e gás ou mineração, podem introduzir elementos de circularidade em suas operações. Dessa forma, vemos o que a circularidade pode proporcionar às empresas nos setores de energia, serviços públicos e recursos naturais.

Leia o artigo completo clicando aqui

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias

SiteLock