Consumidores mais otimistas apesar da turbulência

Artigo: PwC

Nossa Global Consumer Insights Pulse Survey publicada em junho de 2021 mostrou que a pandemia estimulou muitos consumidores a se tornarem mais digitais, mais locais e mais conscientes em relação à saúde e à segurança.

Em setembro de 2021, voltamos a realizar o estudo para a edição publicada em dezembro. Participaram da pesquisa 9.370 pessoas em 26 territórios e países. O que mudou? Com 76% dos entrevistados pelo menos parcialmente vacinados, vimos que os consumidores planejam gastar mais e percebem melhorias em seu estilo de vida, à medida que os empregadores permitem novas formas de trabalhar. É claro que algumas coisas nunca mudam: quando se trata de compras, preço e conveniência ainda são fundamentais, mesmo que outros fatores, como sustentabilidade, sejam cada vez mais relevantes para os consumidores.

A geração do milênio, os moradores das cidades, os que trabalham principalmente em casa ou de forma híbrida e os vacinados são os grupos mais otimistas. Como esse sentimento está parcialmente ligado às taxas de vacinação, espera-se que a confiança do consumidor em 2022 aumente ainda mais à medida que mais pessoas forem se vacinando.

Os líderes precisam observar, em especial, os fatores que influenciam o otimismo e sobre os quais eles têm algum controle ou podem de alguma maneira influir, como o trabalho em regime flexível e a vacinação. Políticas relacionadas ao local de trabalho que promovem saúde e bem-estar ajudarão as empresas a reescrever o contrato social com seu pessoal e poderão impulsionar atividades e gastos que gerem benefícios para o negócio.

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