Esperanças e temores 2021 - PwC Brasil
As opiniões de 32.500 trabalhadores
50% estão animados ou confiantes em relação ao futuro
39% acham que seu trabalho ficará obsoleto em 5 anos
72% desejam uma combinação de trabalho remoto e presencial
50% têm seu crescimento profissional travado devido à discriminação no trabalho
Os trabalhadores querem mais habilidades digitais, mais inclusão e mais flexibilidade
Em uma das maiores pesquisas globais com trabalhadores, os entrevistados se revelaram otimistas, mas também expressaram alguns temores. Eles dizem estar animados ou confiantes quanto ao futuro. A maioria acredita que pode enfrentar os desafios da automação, algo que ficou provado durante a pandemia, quando eles aprenderam novas habilidades digitais e se adaptaram rapidamente ao trabalho remoto. Mesmo assim, muitas pessoas acham que seu emprego está em risco e metade dos entrevistados sente que perdeu oportunidades de carreira ou de treinamento devido à discriminação.
A PwC se empenha em lançar luz sobre questões que envolvam a exclusão digital e os benefícios sociais e econômicos de uma colaboração público-privada maior no processo de upskilling e requalificação. Há muito a fazer para criar locais de trabalho mais inclusivos e com maior diversidade, que permitam a todos oferecer o que têm de melhor.
As pessoas estão preocupadas com a segurança no emprego
60% estão preocupados com o fato de a automação estar colocando muitos empregos em risco.
48% acreditam que o emprego tradicional não existirá no futuro e que venderemos nossas habilidades em curto prazo para quem precisa delas.
56% acham que poucas pessoas terão empregos estáveis e de longo prazo no futuro; esse resultado sobe para 81% na Índia.
61% acham que seu governo deve agir para proteger empregos. Esse sentimento é mais agudo entre os jovens de 18 a 34 anos (66%) do que entre aqueles com mais de 55 anos (51%).
39% acreditam que seu trabalho provavelmente se tornará obsoleto em cinco anos.
A lição que fica
A pandemia já afetou indústrias inteiras, contribuindo para aumentar a ansiedade das pessoas quanto ao futuro.
À medida que as empresas aceleram seus planos de automação e muitos empregos continuam remotos, empregados de todos os setores precisarão adquirir novas habilidades para conseguir pensar e trabalhar de maneiras diferentes. O amanhã não é um destino fixo. Precisamos planejar para viver futuros dinâmicos, não estáticos.