Pesquisa sobre negócios na nuvem - PwC Brasil

Descubra como as lideranças executivas podem tirar o melhor proveito da nuvem

- 74% das lideranças de negócios estão engajadas em estratégias de nuvem

- 56% consideram a nuvem uma plataforma estratégica para crescimento e inovação

- 53% das empresas ainda precisam extrair valor substancial de seus investimentos em nuvem

As boas notícias

As lideranças executivas das empresas consideram a nuvem crucial para traçar planos de crescimento e metas operacionais e realizá-los. A expectativa é grande. A má notícia: poucas empresas estão preparadas para obter da nuvem tudo que ela pode entregar. Essa lacuna entre possibilidade e realidade se reflete claramente na primeira Cloud Business Survey da PwC Estados Unidos. Diante do potencial de transformação da nuvem para as organizações, a pesquisa explora o que ela significa para lideranças executivas de negócios e tecnologia que ocupam sete funções de liderança, entre eles diretor de tecnologia da informação (CIO), diretor de operações (COO) e membros do conselho.

Essa visão multifuncional é essencial para tirar o melhor proveito da nuvem. Os resultados da pesquisa podem ajudar as empresas a identificar as áreas críticas que devem ser trabalhadas para permitir captar mais valor. Ainda há tempo. Estamos nos estágios iniciais de grandes transformações na nuvem que vão acelerar a mudança na maneira de pensar, fazer e inovar em toda a empresa. Afinal, a nuvem não é apenas um local de destino, mas uma estrutura dinâmica que impulsiona a resiliência, a agilidade e a transformação duradoura.

As lideranças empresariais concordam que a nuvem é hoje parte integrante da estratégia corporativa e das operações diárias. Independentemente do lugar que eles ocupam na organização, a nuvem é uma força que une a todos, CEOs, líderes de estratégia, unidades de negócios e funcionais. De fato, ao analisar as 11 dimensões relacionadas à estratégia e implementação da nuvem, as lideranças funcionais se destacam como tomadores de decisão. Como acontece com qualquer decisão de transformação de negócios, as lideranças de toda a empresa desempenham um papel decisivo em relação à nuvem. Por exemplo, decisões sobre investimento na nuvem são compartilhadas pelos membros da alta administração (74% das lideranças executivas estão envolvidas). A participação varia de 88%, no caso dos CIOs, a 62%, para as lideranças de tributos. Nossa pesquisa também indica que o COO vem assumindo um papel fundamental na transformação de negócios e da nuvem em todas as áreas da empresa.

Conclusões

Nossa pesquisa deixa claro que a nuvem será a próxima fronteira competitiva. A lacuna de valor e a falta de retorno de hoje provavelmente não serão nada em comparação com as oportunidades perdidas, caso se deixe para agir somente no futuro. Seja qual for sua função, você tem um papel importante a desempenhar ao lado de seus colegas da alta administração para definir, formatar e realizar a promessa da nuvem. Não se limite a vincular a nuvem a sua estratégia de negócios. Faça dela o agente de mudança que pode garantir seu futuro.

Confira a pesquisa completa aqui

Postagens Relacionadas

Siga nossas Redes Sociais

Receba nossas Notícias